Assessoria

Lance Notícias | 30/09/2020 17:48

30/09/2020 17:48

79735 visualizações

Secretaria de Educação de Xanxerê disponibiliza projeto de apoio emocional

Em razão do contexto em que estamos vivendo e considerando as dificuldades e angústias vividas por educadores em meio à pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê disponibiliza o projeto “Apoio emocional – cuidar de quem ensina em tempos de coronavírus”. O projeto surgiu com o propósito de reconhecer que os professores […]

Secretaria de Educação de Xanxerê disponibiliza projeto de apoio emocional

Em razão do contexto em que estamos vivendo e considerando as dificuldades e angústias vividas por educadores em meio à pandemia da COVID-19, a Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê disponibiliza o projeto “Apoio emocional – cuidar de quem ensina em tempos de coronavírus”.

O projeto surgiu com o propósito de reconhecer que os professores e toda a rede da Educação estão sendo especialmente sensibilizados pela pandemia. O objetivo é valorizar a saúde mental e emocional como necessidade para educação, contribuindo na ressignificação dos aspectos psicológicos gerados pela pandemia. Além disso, o projeto visa dar suporte emocional e orientar sobre os aspectos provocados pela COVID-19, fazendo com que os educadores possam se sentir acolhidos e valorizados em um momento de tantos desafios profissionais, preparando-os emocionalmente para o retorno à sala de aula.

De acordo com as psicólogas responsáveis pelo projeto, que está sendo desenvolvido online, Marciana Calegari e Marina Bortoluzzi, o preparo emocional é tão importante quanto os protocolos sanitários na retomada às aulas, afinal, esse período de isolamento social fez com que os educadores mudassem de forma repentina suas vidas, rotina, espaço de trabalho, aulas remotas, atendimento aos alunos e familiares.

Tais mudanças vieram carregadas de um aumento nos níveis de ansiedade, medo, incerteza, insegurança e, em alguns casos até depressão e síndrome do pânico. Acolher e aprender a lidar com essas emoções é de extrema importância para que a volta às aulas seja o mais saudável possível para todos.

Durante os encontros são abordados assuntos voltados aos aspectos emocionais consequentes desse momento, promovendo o autoconhecimento em relação às suas emoções e como lidar com elas de uma forma mais positiva e efetiva.

O projeto possibilita ainda que os educadores reflitam sobre os aprendizados obtidos, aprendendo a ressignificar o seu papel, as suas relações e a sua visão de mundo, descobrindo a sua capacidade de enfrentar traumas, crises, perdas e desafios, recuperando-se dessas situações e retornando ao equilíbrio normal apesar das mudanças.

SAP

A Secretaria Municipal de Educação, também em parceria com o Serviço de Atendimento Psicológico (SAP) da UNOESC Xanxerê, estará disponibilizando atendimento psicoterapêutico e de psicodiagnóstico aos profissionais da rede municipal que desejarem atendimento.

O atendimento será feito de forma presencial e individual. Os profissionais que tiveram interesse poderão procurar a secretaria de Educação que a mesma fará o encaminhando os nomes para o SAP.

Deixe seu comentário