Secretaria de Educação estuda abertura de novas turmas para atender demandas dos cemeis

9 de outubro de 2018 09:04 | Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Secretaria de Educação estuda abertura de novas turmas para atender demandas dos cemeis Foto: internet

Perto do fim do ano letivo, inicia o período de rematrículas para alunos que já estudam e matrícula de novos alunos. Em Xanxerê, esses processos iniciam já neste mês. No município, o maior impasse enfrentado pela Secretaria de Educação é quanto as vagas nos Centros Municipal de Educação Infantil (cemei).

Conforme a secretária de Educação, Claudia Favero, para o próximo ano, a Administração estuda abrir mais turmas de creche em algumas escolas, para atender as crianças meio período. Com isso, a intenção é desafogar os cemeis que atendem em período integral.

“A ideia para o próximo ano é abrirmos em algumas escolas o Maternal II, que atende crianças de três anos, em meio período, que isso desafoga um pouco os cemeis e conseguimos atender melhor a demanda das creches. Estamos com a ideia também de abrir uma creche juntamente com a escola no Monteiro Lobato, no Bairro Pinheiro. Como a demanda não é tão grande, estamos estudando e vai dar para abrir junto com a escola, mas será meio período também”, comenta.

Segundo Claudia, essa decisão de abrir novas turmas, mas em meio período, foi tomada juntamente com o promotor, que acompanha a situação da educação no município. Hoje, são cerca de 60 crianças na fila de espera, mas que estão sendo realocadas.

“É uma conversa que tivemos com o promotor de abrir meio período também, para não ficar só período integral, porque nem todos os pais trabalham e meio período também ajuda se os pais precisarem de alguém para cuidar os filhos. Nossa ideia para o ano que vem é abrir mais vagas em mais locais, meio período, para atender toda a demanda dos cemeis”.

Além disso, um pedido da secretária é para que os pais colaborem, pois, segundo ela, muitos buscam pela vaga nos cemeis, mas quando a Secretaria busca contato, não consegue uma resposta, o que atrapalha o trabalho.

“Temos muita dificuldade que os pais deixam o nome aqui e depois não conseguimos mais contato e isso atrapalha o nosso trabalho, pois precisamos seguir a ordem da fila de espera. O promotor nos cobra, mas não conseguimos entrar em contato, ai atrasa a fila. Pedimos a colaboração dos pais nesse sentido também, que se os pais deixam o nome aqui para conseguir vaga, que eles mantenham contato com nós, e se não precisam mais da vaga, que nos procurem”, destaca.

O período de rematrículas na rede municipal de ensino acontece entre os dias 16 e 19 de outubro. Os pais devem se direcionar diretamente nas escolas e cemeis para realizar a rematrícula. Já as matrículas para novos alunos acontecem de 26 de outubro a nove de novembro. Para as matrículas em escolas, os pais devem ir diretamente na unidade de ensino. Já as matrículas para cemeis devem ser feitas no mesmo período, no horário das 7h30min às 12h30min, na Secretaria Municipal de Educação.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais