Secretaria de Políticas Ambientais orienta sobre destino correto do óleo de cozinha

1 de outubro de 2018 09:17 | Assessoria de imprensa , Meio Ambiente , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Secretaria de Políticas Ambientais orienta sobre destino correto do óleo de cozinha Imagem Ilustrativa (Foto: Divulgação)

A destinação correta do óleo de cozinha é uma preocupação ambiental e, para atender a legislação, a Secretaria Municipal de Políticas Ambientais adere a Logística Reversa, que tem o objetivo de minimizar os impactos, agindo diretamente no ciclo de vida dos produtos desde a matéria-prima até seu consumo final. O intuito é, portanto, destinar corretamente o óleo evitando que o meio ambiente seja contaminado.

A forma legal e correta de proceder à destinação do produto fez com que revendedores de resíduos perigosos, como é considerado o óleo de cozinha, sejam obrigados a disponibilizar aos consumidores serviços de recebimento dos resíduos.

A geógrafa da Secretaria Municipal de Políticas Ambientais, Débora Tombini, ressalta que são grandes os impactos ambientais negativos causados pela destinação incorreta do óleo de cozinha usado hoje por toda população.

“Apenas um litro de óleo de cozinha pode poluir cerca de um milhão de litros de água, o que é aproximadamente consumido por uma pessoa em 14 anos. Dessa forma, o destino correto do resíduo do óleo é compromisso de todos, colabore com o meio ambiente”, reforça.

Ainda conforme a Secretaria de Políticas Ambientais, nas últimas décadas têm sido fundamental a preocupação em relação a uma cultura organizacional que se preocupa com o impacto dos meios de produção sobre o meio ambiente.

“Uma das tendências mais relevantes à Logística Reversa, um instrumento de desenvolvimento econômico e social, aonde são realizadas ações, procedimentos e meios destinados a viabilizar a coleta e a restituição dos resíduos sólidos ao setor empresarial para reaproveitamento final ambientalmente adequado”, finaliza, por meio de assessoria de imprensa.

 

Saiba os procedimentos adequados para descarte do óleo de cozinha:

– Após utilizar o óleo de fritura, armazene-o em um recipiente seguro evitando vazamentos.

– Não é recomendada a utilização de recipientes descartáveis (exemplos Garrafas Pets), dessa forma opte por um recipiente reutilizável para o acondicionamento desse óleo de cozinha.

– Não misture restos de comidas, água ou qualquer descarte junto ao óleo.

– Destine seu óleo de fritura ao posto de coleta junto aos revendedores de resíduos perigosos (óleos) – supermercados.

– Os estabelecimentos irão disponibilizar de um local para armazenamento do óleo.  Posteriormente esse óleo será recolhido por empresa devidamente licenciada que dará o destino final ao mesmo.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais