Saúde

Lance Notícias | 28/11/2020 11:15

28/11/2020 11:15

61402 visualizações

Secretaria de Saúde de Xanxerê altera fluxo de testagem de pacientes encaminhados da rede privada

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê emitiu na última semana uma nota informativa definindo o fluxo de testagem para Covid-19 de pacientes atendidos por consultórios, clínicas e empresas de atendimento médico privado no município. A nota determina que os pacientes que chegarem ao Centro de Atendimento ao Coronavírus, situado junto a Unidade de Saúde […]

Secretaria de Saúde de Xanxerê altera fluxo de testagem de pacientes encaminhados da rede privada Foto: Prefeitura de Xanxerê

A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê emitiu na última semana uma nota informativa definindo o fluxo de testagem para Covid-19 de pacientes atendidos por consultórios, clínicas e empresas de atendimento médico privado no município.

A nota determina que os pacientes que chegarem ao Centro de Atendimento ao Coronavírus, situado junto a Unidade de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz, com a requisição para o exame do tipo RT-PCR-LACEN, não necessitarão passar por nova consulta médica no local.

De acordo com a secretária Francis Mara Zago Pegoraro, considerando o momento em que há alta no número de contaminados, o objetivo é agilizar o atendimento aos pacientes com suspeita de Coronavírus, mantendo de maneira dinâmica a testagem.

Entretanto, o paciente que chegar ao Centro de Atendimento ao Coronavírus deverá apresentar a requisição do exame RT-PCR-LACEN devidamente preenchida com a data do início dos sintomas e o Termo de Isolamento assinado. Na sequência fará a coleta por swab nasal que será encaminhada ao Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN/SC). O paciente será monitorado pela equipe da Sala de Situação durante o período de isolamento.

A secretária ressalta que qualquer eventualidade ou necessidade de exame de urgência que venha a ocorrer, o paciente deverá passar por consulta médica no Centro de Atendimento ao Coronavírus.

PLANTÃO DOS LABORATÓRIOS AOS FINAIS DE SEMANA

Para agilizar ainda mais o resultado das consultas realizadas junto ao Centro de Atendimento ao Coronavírus, a Secretaria Municipal de Saúde esteve reunida nesta semana com os laboratórios de análises clínicas credenciados junto ao município para definir as escalas de plantão dos mesmos aos finais de semana para a realização de exames da COVID-19 solicitados pelos médicos que atuam no Centro de Atendimento ao Coronavírus.

O objetivo é acelerar o tratamento adequado bem como atualizar os dados junto ao Sistema Chronos em tempo real. O Chronos é uma ferramenta de análise rápida criado com o objetivo de desenvolver metodologias de análise, estabelecer informações de forma padronizada e integrada para a tomada de decisões na gestão de crise da Covid-19.

Além disso, apresenta informações diárias atualizadas, subsidiando os órgãos e instituições para tratamento, formatação e controle de informação.

O Projeto Chronos surgiu através de uma iniciativa do Ministério Público de Xanxerê a partir de um termo firmado entre várias instituições. Os boletins são atualizados diariamente no site da Prefeitura de Xanxerê.

Deixe seu comentário