Saúde

Lance Notícias | 19/04/2021 13:57

19/04/2021 13:57

65767 visualizações

Secretaria de Saúde de Xanxerê passa a oferecer o Teste da Mãezinha

A Secretaria de Saúde de Xanxerê está oferecendo desde a semana passada o Teste da Mãezinha para as gestantes. O teste é realizado gratuitamente pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) com o objetivo de detectar e prevenir as hemoglobinopatias, como a anemia falciforme, doença hereditária. Para realizar o teste é necessário que a […]

Secretaria de Saúde de Xanxerê passa a oferecer o Teste da Mãezinha Foto: Prefeitura de Xanxerê

A Secretaria de Saúde de Xanxerê está oferecendo desde a semana passada o Teste da Mãezinha para as gestantes. O teste é realizado gratuitamente pela Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional (FEPE) com o objetivo de detectar e prevenir as hemoglobinopatias, como a anemia falciforme, doença hereditária.

Para realizar o teste é necessário que a gestante procure uma unidade de saúde do município para fazer a coleta de sangue, a qual é enviada ao laboratório da FEPE para análise. O diagnóstico precoce evita que as gestantes que venham apresentar essas patologias tenham uma gestação de risco com crises de dor, infecções e até mesmo o parto prematuro.

O recomendado é que o teste seja feito no primeiro trimestre de gestação, permitindo maior segurança à gestante, ao feto e ao recém-nascido. Os testes são feitos nas unidades de saúde de Xanxerê de segunda-feira a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13 às 17 horas.

Deixe seu comentário