Secretária de Saúde explica sobre polêmica a respeito do fechamento de Posto do Tonial

16 de agosto de 2019 15:15 | Visualizações: 1235
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Secretária de Saúde explica sobre polêmica a respeito do fechamento de Posto do Tonial Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

Os moradores do Bairro Tonial, de Xanxerê, estão se mobilizando em relação a possibilidade do fechamento da Unidade de Saúde da localidade. Com isso, a secretária de Saúde, Irene Goralski, em entrevista ao Lance Notícias, explicou sobre a situação.

No Bairro Tonial, o posto atende em uma área alugada e que necessita de reformas para garantir acessibilidade.

– Nós nos reunimos essa semana para discutir essa nova divisão. Hoje, a orientação do Ministério da Saúde não é para se construir postos em todos os bairros, mas de fortalecimento dos centros já existentes. Esse do Bairro Tonial o local não é próprio e precisa de adaptações como banheiro com acessibilidade e consultório médico, por isso pensamos em remanejar para o Castelo Branco. Mas o posto não vai fechar, toda a equipe deve ser remanejada para outro local e os atendimentos continuarão da mesma forma – explica.

Ela ainda destaca que isso não deve ocorrer logo e que acontecerá uma ampla campanha de orientação à comunidade.

– Estamos analisando e ainda não está nada definido. Pensamos também em realocar pacientes atendidos no Hélio Ortiz e Bortolon, pois a demanda é maior que a capacidade. Isso é regionalizar a saúde. Não basta ter um posto perto de casa, as pessoas precisam ter um local com profissionais, equipamentos, preparado para atender a demanda. Isso não deve ocorrer em breve, antes disso será bem explicado a todos – finaliza.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais