Secretaria intensifica limpeza no Cemitério Municipal para o fim de semana  

8 de maio de 2019 10:06 | Visualizações: 112
Comunidade , Meio Ambiente , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Secretaria intensifica limpeza no Cemitério Municipal para o fim de semana   (Foto: Alessandra Oliveira/Lance Notícias)

Apesar dos trabalhos da Secretaria de Agricultura e Políticas Ambientais para manter o cemitério limpo e organizado, as relações quanto ao acúmulo de lixo e mato no local são recorrentes.

Ademais, depois que a empresa terceirizada iniciou os serviços no local, as condições melhoraram, pois as manutenção são mais frequentes. De acordo com o secretário de Agricultura e Políticas Ambientais, Edson Zape (Timão), nesta semana os trabalhos foram intensificados.

– Nesta semana estamos trabalhando bastante na limpeza e manutenção do cemitério, por conta do Dia das Mães. Essa é a segunda data em que o local recebe mais pessoas, ficando atrás apenas do Dia de Finados. Queremos deixar o lugar limpo para quem vai visitar seus entes queridos – comenta.

Conforme Zape, o maior problema enfrentado é com o acúmulo de lixo e construções irregulares que são feitas no local. Segundo ele, todos os materiais que estiverem depositados em local inadequado ou de construções irregulares são recolhidos.

 

Falta de espaço no local

Por conta da falta de planejamento do cemitério, hoje não há mais terrenos para comercialização no local, apenas em caso de emergência. Por conta disso, a Administração quer construir um ossário, para onde serão transferidos os restos mortais das pessoas as quais não regularizaram os terrenos.

– Se conseguirmos construir o ossário, teremos lugar no cemitério para mais cinco anos, pelo menos. Caso contrário, teremos de buscar outra alternativa, buscar outro terreno ou, até mesmo, buscar parceria com a iniciativa privada para que seja feito um novo cemitério – explica Zape.

De acordo com o secretário, já há um projeto para o ossário, sendo que a Administração aguarda apenas a parte do orçamento para estudar a abertura da licitação e construção do mesmo.

Com a construção do ossário, cerca de 300 terrenos no cemitério poderão voltar para a Prefeitura e serem regularizados e comercializados. Isso porque, em terrenos abandonados ou irregulares, os restos mortais serão recolhidos e colocados no ossário. O cemitério possui atualmente mais de 35 mil pessoas sepultadas.

A nova construção será feita onde hoje estão instalados os banheiros. Estes, por sua vez, serão construídos novos, inclusive com acessibilidade.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais