Educação

Lance Notícias | 28/07/2021 15:30

28/07/2021 15:30

55388 visualizações

Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê capacita cozinheiras e serviços gerais

A Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê realizou nesta segunda e terça-feira (26 e 27) uma capacitação às cozinheiras e serviços gerais que atuam nas escolas e CEMEIS da rede municipal de ensino. O objetivo, de acordo com a secretária municipal de Educação, Vera Lucia Correa, foi promover a sensibilização sobre a importância das competências […]

Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê capacita cozinheiras e serviços gerais Foto: divulgação

A Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê realizou nesta segunda e terça-feira (26 e 27) uma capacitação às cozinheiras e serviços gerais que atuam nas escolas e CEMEIS da rede municipal de ensino.

O objetivo, de acordo com a secretária municipal de Educação, Vera Lucia Correa, foi promover a sensibilização sobre a importância das competências socioemocionais, como a estimulação e desenvolvimento podem favorecer o crescimento do potencial humano, assunto fundamentado pela nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

– É de extrema importância que os profissionais da Educação estejam engajados neste novo desafio que está sendo orientado para a Educação Básica. E este foi um momento de sensibilização sobre o assunto para as cozinheiras e serviços gerais – comenta.

A psicóloga da Secretaria de Educação, Marciana Calegari, fez uma palestra abordando a importância das Competências Socioemocionais, as quais estão sendo direcionadas para a prática da educação contemporânea, preparando as crianças para estarem ainda mais resilientes para enfrentar o momento atual.

– Estamos passando por diversos desafios, que envolvem o pensar, raciocinar e lidar com emoções, por isso é fundamental envolver toda a comunidade escolar, incluindo os funcionários, pois também podemos aprimorar e desenvolver nossas competências socioemocionais, proporcionado espaços de trabalho mais saudáveis e consequentemente promover saúde emocional para o trabalhador – destacou Marciana.

Marciana frisou ainda que esta ação de educação em saúde tem responsabilidade social envolvida para com a saúde mental do trabalhador, o que favorece e soma para um trabalho efetivo no cuidado com as pessoas, principalmente com as crianças e adolescentes.

A capacitação teve ainda uma palestra com a médica Larissa Covatti, que trabalhou sobre a Saúde da Mulher e uma apresentação da Diretora de Gestão do SUAS, Karine Ferronato Pretto, sobre a Política de Assistência Social aplicada pela Secretaria Municipal de Assistência Social no município de Xanxerê através de Serviços de Proteção Social Básica e Especial de média e alta complexidade do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).

– O nosso objetivo, enquanto secretaria, é ajudar a desenvolver características importantes como empatia, comunicação e resiliência no espaço escolar, pois aprimorando as relações interpessoais, de como lidar com as inseguranças, medo, amor, alegria, podemos ter uma vida mais saudável – finalizou a secretária Vera.

 

Deixe seu comentário