Variedades

Lance Notícias | 03/06/2020 15:39

03/06/2020 15:39

169654 visualizações

Seguindo os passos do pai, soldado que atua em Xanxerê conta sobre sonho realizado

“Quando eu crescer vou ser…” Essa é uma frase muito ouvida quando se tem crianças em casa. Os mais diversos sonhos são planejados como se fossem acontecer dali a pouco, mas a verdade é que se passam anos até tornarem-se reais e a maturidade traz muitas mudanças de planos. Porém, algumas vezes, esses sonhos são […]

Seguindo os passos do pai, soldado que atua em Xanxerê conta sobre sonho realizado

“Quando eu crescer vou ser…” Essa é uma frase muito ouvida quando se tem crianças em casa. Os mais diversos sonhos são planejados como se fossem acontecer dali a pouco, mas a verdade é que se passam anos até tornarem-se reais e a maturidade traz muitas mudanças de planos.

Porém, algumas vezes, esses sonhos são incentivados por heróis, e não são os heróis das histórias em quadrinhos, são os heróis da vida real, e dessa forma, quanto mais os anos passam, mais tem-se a certeza de torná-los reais.

Para Jaqueline Suelen da Silva, a Soldado Suelen, seu maior incentivo foi seguir o exemplo de seu pai.

– O meu pai era policial militar e sempre tive ele como um grande exemplo. Então, quando completei 18 anos eu decidi que queria seguir a mesma carreira – conta em entrevista ao Lance Notícias.

Na época, Suelen morava no Paraná, de onde é natural, e começou a estudar para o concurso da PMPR.

– Tentei por duas vezes, mas não consegui passar. Em 2013 abriu o concurso para a PMSC e como já estava estudando para concurso há dois anos, eu acabei ficando bem classificada e ingressei na PMSC em novembro 2013 – diz.

Perguntada sobre como foi a transição de cidadã civil para policial militar, ela conta que não foi difícil, pois o ambiente militar fazia parte de sua rotina desde pequena.

– Não foi difícil pois o ambiente militar já era comum na minha rotina, formaturas militares, os amigos dos meus pais eram militares, então foi algo mais natural – comentou.

No dia a dia a polícia militar não segue uma rotina, pois são várias as funções que um policial militar pode exercer dentro da instituição.

– Existem as funções dos policiais que trabalham na viatura, que é chamada de radiopatrulha, também nas guarnições especializadas, como PPT e Canil, que é necessário um curso específico para atuar. Minha função no momento é administrativa, trabalho com as Relações Públicas e com as Rede, a de Vizinhos e a Rural. Mas não deixo de exercer o trabalho na rua quando necessário, em Operações, eventos ou policiamento na viatura – conta.

A Polícia Militar disponibiliza concursos internos para ascender na carreira, quem entrar como Soldado hoje pode chegar até a graduação de subtenente, e quem ingressa como tenente pode atingir o posto de coronel, seu objetivo no momento, é atingir a graduação de cabo.

– O meu objetivo é passar no concurso interno para a graduação de cabo, mas quem sabe um dia chegar a graduação de subtenente, sabendo que a autoridade e a responsabilidade crescem com o grau hierárquico – comentou.

O maior conselho que Suelen deixa para quem quer ingressar nesta carreira é saber que o amor e a dedicação à farda são a base de tudo.

– A hierarquia e a disciplina são a base institucional da Polícia Militar, se a pessoa que deseja ingressar na Polícia Militar almejando um salário, talvez a PM não seja a melhor profissão, pois na nossa profissão, exige muito amor a farda e dedicação, muitas vezes com o risco da própria vida, não terá finais de semana, feriados, passará noites acordado, sob frio, chuva e sol. Mas é uma profissão que você tem o poder de ajudar e proteger as pessoas que estão correndo perigo, terá que saber lidar com situações delicadas, prender uma pessoa que esteja furtando ou roubando, essa sensação de dever cumprido não tem salário que pague – conclui ela.

 

Deixe seu comentário