Seguindo os passos do pai: xanxerense se dedica a plantação de uva há mais de dez anos

3 de janeiro de 2019 14:59 | Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Seguindo os passos do pai: xanxerense se dedica a plantação de uva há mais de dez anos Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Quem passa pela Avenida Brasil, sentido ao centro de Xanxerê, já sente um aroma diferente. Além disso, a paisagem chama a atenção. São mais de mil metros de plantação de uva que recebem os cuidados da família Menegotto.

O amor pelo cultivo já passou de pai para filho, e agora, quem está à frente dos trabalhos é Airton Menegotto. A plantação possui mais de 60 anos, mas é desde 2013 que Airton auxilia seu pai no cultivo.

– Assumi os trabalhos com meu pai em 2013. Tinha meu irmão que ficava aqui, mas como foi embora e o pai ficou sozinho, eu vim. Ele não dava mais conta, diante disso, deixei meu emprego e vim trabalhar aqui com ele – conta.

Atualmente Tranquilo Menegotto passa por problemas de saúde e por conta disso é seu filho Airton que se dedica e cuida da plantação.

– Hoje, quem cuida somos eu, minha esposa e minhas filhas. Nós nos dedicamos a outros cultivos, mas a nossa renda mesmo vem da uva. Tem pessoas de vários municípios que vem comprar aqui, como de Abelardo Luz, Vargeão, Faxinal dos Guedes e vários outros municípios – diz.

Neste ano o clima atrapalhou o cultivo da fruta e a expectativa da família é colher metade da produção do ano passado.

– A expectativa para este ano é colher metade do que no ano passado, que seria quatro mil quilos. Esse ano o clima não colaborou. Foi muita chuva na época de floração e acabou prejudicando. Mas, esses são os desafios de quem está na atividade – comenta.

Além da uva a família também produz vinho. Neste ano, mesmo com todas as dificuldades enfrentadas na produção, a fruta está sendo comercializada no mesmo valor de 2017, ou seja, R$ 4,50 kg.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais