Educação

Lance Notícias | 21/09/2020 11:35

21/09/2020 11:35

56358 visualizações

Segunda-feira (21) é o Dia Mundial do Alzheimer para conscientização da sociedade

Setembro marca o Mês Mundial da Doença de Alzheimer (MMDA), e o objetivo desta campanha é aumentar a conscientização sobre a demência e diminuir o estigma ainda associado a essa condição, além de ser um tempo para ação, um movimento mundial conjunto, para propor mudanças e também para refletir sobre o impacto da demência em […]

Segunda-feira (21) é o Dia Mundial do Alzheimer para conscientização da sociedade

Setembro marca o Mês Mundial da Doença de Alzheimer (MMDA), e o objetivo desta campanha é aumentar a conscientização sobre a demência e diminuir o estigma ainda associado a essa condição, além de ser um tempo para ação, um movimento mundial conjunto, para propor mudanças e também para refletir sobre o impacto da demência em toda a sociedade.
O Lance Notícias conversou com a presidente da Regional de Santa Catarina, Eleni Canello Capra, para saber mais sobre a doença e as ações previstas para este mês:
– Temos dados que estimam que a cada três segundos alguém desenvolve demência no mundo, o que implica em mais de 9,9 milhões de novos casos a cada ano. Cerca de 50 milhões de pessoas vivem com demência, e esse índice deverá aumentar para 152 milhões em 2050, se estratégias efetivas de redução de risco não forem implementadas – comentou.
Mas afinal, o que é Demência? Este é um nome coletivo para as síndromes cerebrais que afetam a memória, pensamento, comportamento e emoção. A doença de Alzheimer e a demência vascular são os tipos mais comuns, responsáveis por mais de 90% dos casos.
– Os sintomas podem incluir perda de memória, dificuldade em encontrar palavras ou compreender o que as pessoas dizem, dificuldade em desempenhar tarefas rotineiras prévias e mudanças na personalidade e humor. E os sintomas da Doença de Alzheimer aparecem lentamente. No estágio inicial a pessoa com Doença de Alzheimer parece um pouco confusa e esquecida. Ela pode não encontrar palavras para se comunicar direito, pode deixar pensamentos inacabados, pode esquecer com frequência fatos e conversas recentes – disse ela.
Uma das curiosidades, no entanto, é que ao mesmo tempo em que está prejudicada a memória para fatos recentes, como por exemplo o que jantou ontem, mas tem lembranças claras de um passado mais distante. O paciente frequentemente se lembra e repete histórias de sua infância com riqueza de detalhes impressionante.
– Uma em cada 10 pessoas maiores de 80 anos será portadora da Doença de Alzheimer a cada ano que passa. A mesma probabilidade vale para um a cada 100 pessoas maiores de 70 e um a cada 1000 pessoas maiores de 60 anos. A demência desconhece limites sociais, econômicos e geográficos. Embora cada pessoa tenha uma experiência única, todos aqueles afetados estarão impossibilitados de cuidar de si e precisarão de ajuda em todos os aspectos da vida diária – comentou ainda.
No momento, não há cura para muitos dos tipos de demência, mas é importante saber que tratamentos, orientações e suporte estão disponíveis.

Elenice cita cinco maneiras de desafiar seu cérebro:
1) cuide do coração
2) mantenha-se fisicamente ativo
3) siga uma dieta saudável
4) desafie seu cérebro
5) desfrute de atividade social.

– Em Xanxerê, existimos desde 21 de setembro de 2003, e somos uma sub-regional da ABRAz, Associação Brasileira da Alzheimer, que é pioneira na assistência a familiares de pessoas com Doença de Alzheimer e outras demências e simpatizantes. A Associação oferece apoio e contribui para a superação de dificuldades enfrentadas desde o momento do diagnóstico até as etapas mais avançadas da doença. Antes da Pandemia os nossos encontros presenciais aconteciam sempre na última terça-feira do mês nas dependências do SESC as 19horas, e assim que for possível retomaremos as atividades. Atualmente os encontros são virtuais e o grupo de watts está ativo – informou.

Se você quer entrar em contato com o grupo para informações e orientações, o número de contato é o (49) 9 9916-9026.

Deixe seu comentário