Agricultura

Lance Notícias | 31/05/2021 16:30

31/05/2021 16:30

149087 visualizações

Semana do Meio Ambiente: extensionista da Epagri repassa dicas sobre preservação

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente conta com uma série de eventos e atividades que são realizadas ao redor do mundo, principalmente, atividades que buscam incentivar políticas voltadas à preservação do meio ambiente. A iniciativa é muito importante para conscientizar a população sobre o cenário das emergências climáticas e […]

Semana do Meio Ambiente: extensionista da Epagri repassa dicas sobre preservação

Comemorado no dia 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente conta com uma série de eventos e atividades que são realizadas ao redor do mundo, principalmente, atividades que buscam incentivar políticas voltadas à preservação do meio ambiente. A iniciativa é muito importante para conscientizar a população sobre o cenário das emergências climáticas e também abordar assuntos sobre sustentabilidade.

Pequenas ações podem gerar grandes mudanças. Confira algumas atividades que você pode desenvolver durante essa semana: palestras nas escolas sobre o consumo sustentável, workshops abertos ao público sobre reciclagem doméstica, apresentar projetos sobre sustentabilidade, realizar a coleta de lixo nas praias e parques, plantar mudas árvores em campos e parques públicos, além de realizar a limpeza das hortas e dos jardins.

Além das atividades mais voltadas à causa, pequenas mudanças de hábitos, potencializadas por um grande número de pessoas, também podem ter o poder de ajudar na preservação do nosso planeta. Em conversa com a extensionista da Epagri de Xanxerê, Dulce, ela levanta alguns tópicos importantes e repassa dicas sobre o assunto.

  1. Um cuidado importante que todos devem ter é com a questão do lixo, em reduzir quantidades e reutilizar aquilo que é possível. No meio rural, o composto pode ser muito bem aproveitado, principalmente para fazer adubação de hortas e pomares das propriedades.

  2. Os cuidados com a água também são muito importantes, nós estamos em um período de estiagem, então mesmo com chuva, elas não são muito significativas, por isso é importante cuidar do desperdício de água e com a contaminação dos mananciais.

  3. Cuidar do solo é essencial, pois nós não teremos água sem um solo protegido. Então tanto no meio urbano quanto no rural, evite que o solo fique descoberto.

– Quando a gente fala de meio ambiente, nós estamos inseridos neste meio, é o local onde a gente vive, então às vezes a gente fala em meio ambiente e fica meio redundante. Se trata de sentir o ser humano como parte integrante do ambiente, buscando conviver com ele de uma maneira harmônica. A gente ouve falar bastante sobre a sustentabilidade, então ela é bastante focada na parte da economia, manter a economia girando, em manter a parte social ou as pessoas inseridas neste contexto, para que a gente tenha condições de viver nesse meio ambiente, de ter às nossas famílias e também que os nossos netos, bisnetos, os nossos tataranetos, tenham condições de encontrar um ambiente na mesma condição que nós temos ou até melhor – finaliza.

 

Deixe seu comentário