Seminário para diretores discute Gestão Democrática e o papel do Gestor

13 de julho de 2016 08:57
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Seminário para diretores discute Gestão Democrática e o papel do Gestor (Foto: Divulgação)

Os diretores das escolas estaduais que compreendem a Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê, participaram nesta terça-feira, 12, do seminário “Gestão democrática e o papel do Gestor”. O evento buscou auxiliar o diretor escolar a construir a gestão democrática participativa, como um instrumento de superação do autoritarismo e do individualismo ainda presente nas escolas, pautados nos processos de participação coletiva.

A Orientadora de Estudos da Gerência de Educação da ADR de Xanxerê, Jucela Regina Pinotti, explica que o objetivo é de subsidiar os diretores no desenvolvimento do trabalho nos diferentes contextos escolares. “Dessa forma poderemos criar momentos coletivos e específicos de discussão sobre o significado de democracia, autonomia, descentralização, participação, cidadania e representatividade responsável”, enfatiza.

Durante o dia, 15 escolas da Regional compartilharam com os colegas as atividades e os projetos que são desenvolvidos. Entre os projetos estão as salas ambiente, conselho de classe participativo, projeto Paz na Escola, projeto Valores e Virtudes, atividades que relacionam família e escola e muitas outras.

Hemerson Bombazaro é técnico da Secretaria de Estado da Educação e representou a equipe de Gestão durante o seminário. Para ele, ações como esta são importantes para acompanhar in loco o trabalho realizado pelas escolas. “É desta forma que a gente pode observar o papel da escola e o papel do gestor. Através destes seminários a gente consegue absorver as boas práticas e a intenção da Secretaria de Estado da Educação é reunir esses relatos em um caderno estadual”, disse Bombazaro.

O seminário é mais uma etapa da construção do Plano de Gestão Escolar (PGE). O Plano é revisto e desenvolvido com o grupo gestor e a comunidade escolar.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais