Serviços do Corpo de Bombeiros de Xanxerê podem parar por falta de dotação orçamentária

2 de agosto de 2016 11:52
Bombeiros , Comunidade , Economia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Serviços do Corpo de Bombeiros de Xanxerê podem parar por falta de dotação orçamentária (Foto: CBMSC)

Na sessão ordinária da Câmara de Vereadores desta segunda-feira (1º), o Corpo de Bombeiros de Xanxerê encaminhou uma correspondência informando sobre o contingenciamento financeiro efetuado pelo Estado para municípios com saldo financeiro positivo. Isso faz com que os Bombeiros tenham dinheiro, mas não possam utilizá-lo, o que poderá interferir no serviço operacional da corporação.

Ainda na correspondência, o Corpo de Bombeiros de Xanxerê solicitou apoio no sentido de buscar ajustes técnicos e legais a fim de que possa dar continuidade ao atendimento da comunidade xanxerense, sem interrupções e os demais investimentos programados.

“Nós temos dinheiro, mas precisamos de uma dotação para gastar. Essa dotação seria uma autorização, um orçamento que se aprova de um ano para o outro e nós não temos mais essa dotação. Estamos tentando ajustar este detalhe e neste momento estamos correndo um risco severo, o Governo fez um corte, fez uma retenção e o que tínhamos de combustível até o fim do ano, não temos mais. Já acabou nosso recurso que tínhamos liberado e estamos atrás desta dotação”, explica o Major Walter Parizotto.

O Major detalha que não falta dinheiro, falta a liberação deste recurso para que a corporação possa utilizá-lo, “nós tínhamos no começo do ano uma previsão de gasto de R$400 mil, mas nós temos muito mais que isso, porém não temos a dotação. Hoje, nós só temos combustível para alguns dias, alguma coisa terá de ser feito. Se não sair nós iremos parar, mas não por não termos dinheiro e sim por não termos a dotação”, finaliza.

 

O que é dotação orçamentária

Toda e qualquer verba prevista como despesa em orçamentos públicos e destinada a fins específicos. Qualquer tipo de pagamento que não tenha dotação específica só pode ser realizado se for criada uma verba nova ou dotação nova para suprir a despesa.

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais