Servidores da saúde alegam que não estão recebendo pelos feriados, fins de semana e pontos facultativos em Xanxerê

13 de maio de 2016 10:19
Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Servidores da saúde alegam que não estão recebendo pelos feriados, fins de semana e pontos facultativos em Xanxerê (Foto: Reprodução/Imagem meramente ilustrativa)

Quando excede a carca horária de trabalho prevista para a semana, o que se espera é receber as horas trabalhadas a mais em horas extras. Porém funcionários da área da saúde em Xanxerê alegam que isso não ocorre no setor. Uma lei municipal garante bonificação de 20% a essas funcionárias pelo trabalho diferenciado que realizam.

A equipe do Lance Notícias, recebeu a denúncia que os funcionários públicos da saúde estão trabalhando sem receber as devidas horas extras que se excedem no fim do mês. A reclamação também se faz sobre os feriados e pontos facultativos, onde a equipe trabalha sem receber a devida remuneração.

Em entrevista para a equipe do Lance Notícia, as funcionárias que preferem não ser identificadas, comentam que são concursadas na prefeitura para trabalhar 40 horas, e como as escalas de plantão elas acabam trabalhando 42 horas por semana. Somando no final do mês 8 horas extras por mês.

“Sou concursada pela prefeitura, com carga horaria semanal de 40 horas, mas devido as escalas de plantão trabalho 42h semanais, totalizando 8 horas extras mensal. Os fim de semanas, feriados, pontos facultativos não recebemos nem um diferencial por estar trabalhando, sendo previsto nas leis trabalhistas. Eu e minhas colegas, estamos nos sentindo prejudica e desvalorizadas”, comenta uma enfermeira.

A enfermeira comenta ainda que “Nesta administração nunca foi pago as horas excedidas, ou fins de semana e feriados. Há uns seis meses atrás começamos a receber uma bonificação, mas agora nem essa bonificação estamos recebendo. Essa bonificação seria uma diferença que estaríamos ganhando por estar aqui nesses horários”. Finaliza.

Secretaria de saúde não quis comentar

Em contato com a Secretária de saúde da manhã desta sexta-feira (13), Cleci Zanin, ela não quis comentar a situação e disse que o assunto deve ser tratado com o setor de RH da prefeitura de Xanxerê. Em contato com o setor de RH se teve a informação de que a pessoa que poderia falar sobre a situação não estava.

Sindicato comenta

A coordenadora do sindicato dos funcionários Públicos de Xanxerê, Maria Izabel Girotto, comenta que já está a par da situação e que deve se reunir com a secretaria de saúde nos próximos dias para conversar.

”Nós fomos procurados pelas funcionárias que nos explicaram a situação que é delicada. Ano passado foi aprovada a lei que garantia a bonificação de 20% pelas horas extras, mas que não estão mais sendo pagas. A promessa da prefeitura era de que esse valor seria pago novamente neste mês, depois que os números relacionados a folha baixassem. Nos próximos dias iremos buscar uma negociação com a prefeitura porque se trata de uma lei, essas funcionárias tem o direito de receber e se for necessário iremos acionar a administração judicialmente”, finaliza.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais