Servidores da saúde de Xanxerê serão homenageados pela atuação durante o tornado

27 de setembro de 2017 11:11
Comunidade , Saúde , Tornado , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Servidores da saúde de Xanxerê serão homenageados pela atuação durante o tornado Servidores da saúde de Xanxerê serão homenageados pela atuação durante o tornado (Foto: Divulgação)

Três servidores da Secretaria Municipal de Saúde serão homenageados na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, no próximo dia 9 de outubro, Dia Estadual do Socorrista e Emergencista.

Rosane Mettler, técnica em enfermagem, Leonir Phol, técnica e enfermeira e Joelcir Gheno, motorista da ambulância do Samu de Xanxerê foram escolhidos para receberem o reconhecimento pela atuação no resgate de várias vítimas durante o tornado que atingiu Xanxerê, no dia 20 de abril de 2015.

A Gerência do Serviço é quem fará a homenagem, que definiu como critério para reconhecer os profissionais, o registro das três maiores tragédias ocorridas em Santa Catarina, entre elas, o deslizamento do Morro do Baú, em 2008, o acidente na Serra Dona Francisca em 2015 e, o tornado em Xanxerê, no mesmo ano.

“A gerência nos solicitou quem eram os plantonistas do Samu que estavam de plantão naquele dia da passagem do tornado. Informamos a equipe e nos sentimos felizes por ver nossos profissionais sendo reconhecidos por seus trabalhos”, comenta a coordenadora de enfermagem da Saúde, Juliana Duarte.

Reconhecimento aos profissionais

Rosane conta que lembra de cada detalhe daquela tarde de segunda, dia em que passou o tornado em Xanxerê. “Lembro de tudo, da chuva na cabeça, do espaço mínimo para socorrer o paciente, que estava nos escombros do supermercado, que teve parte da perna amputada”, lembra.

E sobre a homenagem, ela diz ser bem gratificante. “São poucas as vezes que somos lembrados e por isso esse momento de reconhecimento é especial”, reforça.

A enfermeira Leonir também recorda daquele dia de trabalho. “Estou no Samu desde que começou no Oeste, em 2005 e tenho 18 anos de profissão. Lembro daquele dia, que foi de muita correria, mas que conseguimos salvar vidas”, conta. E pela homenagem, a enfermeira que também é técnica em enfermagem, se sente feliz.

Hoje, as profissionais que atuam como socorristas participam de cursos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de mantê-las o mais próximo do preparado para atuação em catástrofes.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais