Servidores da Saúde realizam panfletagem alertando sobre a vacinação contra o sarampo

24 de agosto de 2019 10:45 | Visualizações: 188
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Servidores da Saúde realizam panfletagem alertando sobre a vacinação contra o sarampo

A Secretaria de Saúde de Xanxerê realizou, na manhã deste sábado (24), uma panfletagem com o intuito de informar e conscientizar os pais sobre a importância da vacinação contra o sarampo.

A ação foi realizada no centro do município e envolveu servidores da saúde e também a comunidade que ouviu as recomendações dos servidores quanto a vacinação e também tirou dúvidas.

– O intuito dessa ação é informar a população como um todo, não falando só sobre as crianças. Queremos reforçar também que os adultos podem também tomar essa vacina, caso não tenham feito no tempo certo. Por isso, orientamos os pais que levem sua carteira de vacinação quando levarem seus filhos para vacinar, para atualizar também a sua carteira de vacinação – comenta a enfermeira responsável pelo setor de imunização, Waldereza Dal Molin.

A movimentação também visa orientar os pais sobre a “dose zero” da vacina tríplice viral – que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. Essa foi uma orientação do Ministério da Saúde (MS), que prevê reforçar a imunização em bebês com idade entre seis e onze meses.

A aplicação desta dose extra, segundo o Ministério da Saúde, é uma medida preventiva para proteger os bebês desta faixa etária, já que eles estão mais suscetíveis a casos graves da doença e ao óbito.

A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Além das crianças, jovens e adultos também precisam tomar a vacina contra a doença. Quem não tomou as duas doses da vacina, não lembra ou perdeu a carteirinha de vacinação precisa regularizar a situação vacinal de acordo com a faixa etária. Pessoas entre 1 e 29 anos devem tomar duas doses com um intervalo mínimo de 30 dias entre elas e pessoas com idade entre 30 e 49 anos, devem tomar apenas 1 dose.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais