Sicoob é pioneiro na utilização da tecnologia Blockchain no Brasil

Sicoob tem sido premiado por seus produtos e serviços com tecnologias inovadoras

19 de junho de 2019 15:20 | Visualizações: 81
Comunidade Compartilhar no Whatsapp

Anunciada durante o maior evento de tecnologia de automação bancária e de serviços financeiros da América Latina, o Ciab, que ocorreu entre os dias 11 e 13 de junho em São Paulo, a Rede Blockchain do Sistema Financeiro Nacional (RBSFN), conecta as principais instituições financeiras do Brasil por meio da tecnologia Blockchain.

A experiência com a tecnologia Blockchain tem demonstrado ganhos de eficiência e aumento da segurança na realização de transações nas diferentes indústrias onde vem sendo utilizada. Diante deste cenário o Sicoob decidiu ainda em 2016 iniciar seus primeiros estudos sobre o assunto.

Em parceria com outras grandes instituições financeiras nacionais o Sicoob criou em 2017 a sua primeira iniciativa com a tecnologia. Intitulado de Sistema Financeiro Digital (SFD) conecta datacenters dos participantes e permitiu em 14 de novembro 2018 realizar a primeira transferência em tempo real de valores entre as instituições financeiras por meio da tecnologia Blockchain.

– A experiência com o SFD tem sido muito rica. Estamos seguros do poder disruptivo da tecnologia para o Sistema Financeiro Nacional – afirma Márcio Alexandre de Macedo Rodrigues, superintendente de Governança de TI, Segurança e Inovação do Sicoob Confederação.

O conhecimento adquirido ao longo do projeto SFD permitiu ao Sicoob ser uma das primeiras instituições a entrar na RBSFN.

– Não temos dúvida que as principais inovações dos serviços financeiros no Brasil passarão por essa nova rede anunciada no Ciab – afirmou Antônio Vilaça Júnior, diretor de Tecnologia da Informação do Sicoob Confederação.

Fonte: Portal do Cooperativismo Financeiro.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais