Sífilis: especialista explica como prevenir e como tratar a doença

4 de abril de 2019 18:13 | Visualizações: 1020
Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Sífilis: especialista explica como prevenir e como tratar a doença Foto: Divulgação

A sífilis é uma doença infecciosa sistêmica, crônica. Ela se manifesta em diferentes estágios. E apresenta as evoluções em fases, sendo: inicialmente com feridas na pele, pode evoluir para complicações que levam ao óbito, podendo afetar o sistema cardiovascular e neurológico.

A causadora da doença é a Treponema pallidum, uma bactéria espiralada altamente patogênica. A principal forma de transmissão da sífilis é o contato sexual. De acordo com a médica infectologista Carine Kolling, a única maneira de prevenir é o uso preservativo.

– Há ainda muitos registros de sífilis. Ela tem várias formas de apresentações, que acaba passando despercebida. Com isso, ela vai ser transmitida através da relação sexual e depois de muito tempo pode se manifestar por meio de lesões de pele podendo evoluir para uma manifestação no sistema nervoso central, imitando muitas doenças. Para prevenir é só usar prestativo – cita.

Em Xanxerê, de acordo com dados da Vigilância Epidemiológica, de 1º de janeiro a 18 de março de 2019, houve o registro de 22 casos de sífilis.

– As lesões de pele também são fontes de infecção. A sífilis geralmente afeta as palmas das mãos. O paciente, para saber se tem a doença, precisa fazer o teste nos postos de saúde, é um teste rápido e fácil de diagnosticar – conclui.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais