Simulado do Enem acontece no dia 3 de setembro

19 de agosto de 2016 11:10
Educação Compartilhar no Whatsapp
Simulado do Enem acontece no dia 3 de setembro

O início do terceiro simulado Hora do Enem, do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), foi adiado para o dia 3 de setembro, devido ao calendário dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A previsão era que a prova fosse realizada neste sábado, 13.

O exame, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), foi criado seguindo as mesmas metodologias utilizadas nas questões desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (INEP). Ao completar o simulado, o aluno poderá comparar a sua nota com a necessária para ser aprovado no curso e faculdade em que pretende frequentar.

De acordo com a Geekie, responsável pelo desenvolvimento da plataforma de estudos, a intenção é que, com esta mudança de data, mais estudantes possam participar com calma do simulado. Ao todo, 711 mil alunos de todo o Brasil participaram da primeira edição do exame.

Novidades

Esta edição do simulado vai trazer algumas surpresas para os participantes, entre elas, o fato de 75% das questões serão totalmente inéditas. Nas últimas provas, a maioria das questões era de edições anteriores do Enem. Além disso, agora, os estudantes que fizeram as provas pelo smartphone terão acesso ao posicionamento no ranking de todos os alunos que selecionaram o mesmo curso. Antes, os alunos apenas eram informados se alcançaram ou não a nota de corte e quanto estavam distantes de serem aprovados no curso que escolheram.

Plataforma

Além do comparativo de notas, o exame também servirá como base para a criação de uma rotina de estudos e exercícios que permitirá que o aluno se prepare de maneira mais eficiente para o Enem. De acordo com estudo feito pelo Mec, com duas horas e meia de estudo personalizado, a partir do diagnóstico individual do estudante, a melhora do Enem é da ordem de 30%.

Ao usar um computador, tablet ou celular para acessar a plataforma, o estudante marca o curso em que quer passar e quanto tempo tem para estudar por dia para o Enem. A partir desse diagnóstico, a plataforma oferece um plano de estudo com pontos fortes e fracos na medida do participante, com exercícios, resumos e videoaulas direcionados.

Enem

O exame é a segunda maior avaliação de estudantes do mundo e registrou mais de 6 milhões de participantes na última edição. A nota do Enem é utilizada como critério de acesso à educação superior por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Programa Universidade para Todos (ProUni) e do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Também é a porta de entrada para estudantes em cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec). Maiores de 18 anos podem, ainda, obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais