Sindicato varejista afirma que atendimento estendidos aos domingos está diretamente ligado ao crescimento de Xanxerê

6 de julho de 2016 11:29
Comunidade , Economia , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Sindicato varejista afirma que atendimento estendidos aos domingos está diretamente ligado ao crescimento de Xanxerê Horário estendido de mercados aos domingos gera debate (Foto: Divulgação)

Ir aos supermercados nos domingos já faz parte da rotina dos xanxerenses, inclusive à noite, já que diversos estabelecimentos atendem em horário estendido até as 21 horas. No entanto, o que é considerado algo bom para os clientes, tem gerado debate entre os colaboradores.

O sindicato dos empregados no comércio, alega que os trabalhadores estão perdendo momentos importantes de lazer com a família nos domingos. Para isso, o sindicato está se mobilizado colhendo assinaturas em um abaixo assinado para que um projeto seja levado até a Câmara de Vereadores limitando o atendimento aos domingos.

Por outro lado, o Sindicato do comércio Varejista de Xanxerê vê que o atendimento estendido é um nicho de mercado que trará um bom retorno ao investidor e consequentemente ao colaborador.

“Se nós tentarmos retirar, limitarmos o investidor é complicado. O investidor vê um nicho de emprego e investe, o empregado diante do contrato sabe o que a empresa precisa e quais serão os horários que terá que trabalhar, frisando ainda que o empregado pode rescindir o contrato a qualquer momento. Eu acho que tirar a liberdade do investidor, qual o horário que o empregador vai ganhar dinheiro, isso vai limitar o quadro de pessoal também. Na minha visão patronal, o investidor vê nisso uma oportunidade de crescimento, se não for agora que seja no futuro, senão não abriria”, comenta Edson Marció, presidente do Sindicato do Comércio Varejista.

O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens Serviços e Turismo, Antônio Oliveira Santos, se manifestou sobre o assunto por nota, confira: “A liberdade para exercício da atividade comercial, incluindo trabalho aos domingos e feriados, é conquista a ser preservada e ela decorre da evolução natural das sociedades: Empresas, cidadão, trabalhadores, enfim, é causa e consequência do avanço e da modernidade social. […] Pesquisas profissionais apontam que mais de 73% dos brasileiros compram aos domingos, evento que se tornou hábito das famílias em busca de compras com seguranças, associadas às praças de alimentação, estacionamento, lazer, distração e arte”, diz.

 

 

 

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais