Sindico explica o que é dever e o que é direito dos moradores de condomínio

7 de janeiro de 2019 15:22
Comunidade , Habitação , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Sindico explica o que é dever e o que é direito dos moradores de condomínio Foto: pixabay

Para que as pessoas convivam em harmonia nos condomínios é necessário seguir as diretrizes previstas em assembleia, regulamentadas por lei ou pré-definidas na convenção do condomínio.

De acordo com o sindico Rodrigo Pioversan, de Xanxerê, é necessário conhecer as regras de convívio quando decide-se morar em um apartamento.

– Um dos maiores problemas enfrentados pelos condomínios é o respeito à lei do silêncio, que normalmente é estipulado a partir das 22h até às 7h – pontua Rodrigo.

Além da lei de silêncio, o morador deve respeitar o horário de uso dos parques e piscinas do condomínio, visando não perturbar o sossego alheio.

– Outro grande problema são as vagas de garagens, que são cada uma de uso exclusivo do morador, visitante permanece com o veículo ao lado de fora – frisa.

Não jogar objetos pela janela e recolher os dejetos dos animais também é dever do morador.

– Os direitos dos moradores também variam com o que é previsto em reunião, mas normalmente enquadram a segurança (câmeras) e seguro contra danos dentro do prédio. A proteção é muito importante dentro do condomínio, principalmente se tratando de danos ao patrimônio – ressalta.

Também é benefício do morador utilizar o espaço de lazer, livre acesso, locação de áreas de festa e direito de receber visitas.

– Lembramos também que a taxa de condomínio cobrada aos moradores é para manter toda a estrutura e realizar novas benfeitorias. O prédio reúnem um número grande de pessoas morando sob o mesmo teto, para isso é necessário estar participando das assembleias, para entrar em um consenso – finaliza.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais