Sistema de Bilhetagem Eletrônica será implantado em Xanxerê

19 de dezembro de 2016 10:36
Comunidade , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Sistema de Bilhetagem Eletrônica será implantado em Xanxerê (Foto:Internet)

 

A empresa Auto Viação de Xanxerê, responsável pelo transporte coletivo urbano no município vai mudar o sistema de bilhetagem. Os passes que são utilizados hoje, vão ser substituídos por cartões, aplicando-se assim o sistema de bilhetagem eletrônica.

“Esse sistema é moderno e mais eficiente, um dos mais modernos do Brasil hoje. Nós estamos em fase de implantação, estamos na pré-operação. Ou seja, estamos operando, mas sem cartões”, comenta Luiz Carlos Gavazzoni, diretor da empresa.

Bilhetagem eletrônica

“O sistema funciona com cartões, um chip e, esses cartões são recarregáveis, como se fosse um cartão telefônico, só que a diferença é que eles não são trocados, são apenas recarregados. Eles são passados em uma máquina que chamamos de validador e, esse vai descontando os créditos até terminar, aí o passageiro tem a opção de recarregar”.

Gavazzoni destaca que a recarga dos cartões será realizada no terminal, na garagem da empresa, ou até mesmo online, “a recarga vai ser feita no terminal, online e também na garagem da empresa. Tem sete tipos de cartões, que é o cartão geral, o vale transporte para empresas, dois tipos de estudantes, o da rede pública e particular, idosos, portadores de necessidades especiais, professores”.

Validação

O novo sistema de bilhetagem será implantado na segunda quinzena de janeiro de 2017, sendo que os passageiros terão 120 dias para se adaptarem, “na segunda quinzena de janeiro nós já iniciamos a comercialização dos novos cartões. A ficha antiga, vai valer até 120 dias após a implantação da operação, depois só vai valer o cartão. Esse período é o prazo para a adaptação”.

Cadastramento

“Estamos disponibilizando uma cartilha que explica todos os tipos de cartões e os documentos necessários para cadastro. Nós já estamos realizando o cadastramento de idosos e portadores de necessidades especiais, pois esses cartões tem foto, então no cadastramento já sai a foto junto. E, em janeiro será feito o cadastramento do restante dos passageiros, pois os cartões já estão sendo providenciados”.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais