Sistema do Fies é liberado nesta quarta-feira para atualização de contratos de estudantes

20 de outubro de 2016 07:33
Educação Compartilhar no Whatsapp
Sistema do Fies é liberado nesta quarta-feira para atualização de contratos de estudantes Foto: Tadeu Vilani

Desde as 15h desta quarta-feira, o Ministério da Educação (MEC) abriu o sistema online para que os estudantes iniciem o processo de renovação das matrículas do Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). O desbloqueio da ferramenta ocorre um dia após o Congresso Nacional aprovar o projeto de lei que libera crédito suplementar de R$ 702,5 milhões ao programa.

Com os recursos, o MEC deverá normalizar os repasses e as recompras que podem ser feitas pelas instituições de ensino privadas que participam do programa. Sem a verba, as renovações das matrículas, que normalmente ocorrem em julho, estavam paralisadas.

Apenas em Santa Catarina são cerca de 32 mil alunos de 74 instituições de ensino superior privadas e comunitárias prejudicados com o atraso do processo. No total, são cerca de R$ 100 milhões que as faculdades e universidades do Estado deixaram de receber do governo federal como custeio das mensalidades financiadas pelos estudantes.

Para garantir a permanência regular dos estudantes e pagar em dia os salários de professores e funcionários, as instituições recorreram a empréstimos bancários para cobrir o rombo deixado pela suspensão das verbas do Fies.

O processo de aditamento dos contratos – atualização de dados e valores que deve ser feita semestralmente – é realizado exclusivamente pelo portal SisFies, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), gestor do Fies. Embora a página apresente instabilidade, o governo federal garante que o sistema está operando normalmente e sugere insistir. (Informações Diário Catarinense)


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais