Situação do Corpo de Bombeiros de Xanxerê é discutida na capital

9 de dezembro de 2016 11:18
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Situação do Corpo de Bombeiros de Xanxerê é discutida na capital (Foto: CBMSC)

No final da tarde desta quinta-feira (08) o presidente do legislativo xanxerense, Wilson Martins dos Santos, juntamente com o vereador e vice-prefeito eleito, Ivan Marques, esteve reunido com o comandante geral do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina, Coronel Olnir Mocellin. Os vereadores foram solicitar a volta dos bombeiros militares da região, convocados para a operação veraneio. Os vereadores demonstram preocupação com a possibilidade destes profissionais não voltarem a região, após a operação finalizar.

Segundo o vereador Wilson Martins dos Santos, a preocupação ficou ainda maior após a reunião. O vereador destaca que o comando do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina quer destinar esses profissionais para as regiões litorâneas ao final da operação veraneio. “Recebemos esta notícia que nos deixa muito preocupado, pois já temos a dificuldade com falta de efetivo e agora o comando pensa em contratar civil para desempenhar esta função que os profissionais militares estavam desempenhando. Não podemos aceitar este tipo de situação e brigaremos com todas as forças para que essa ação não se concretize. Nada contra a contratação de civis, mas que esses venham acrescer ao trabalho que os militares vêm fazendo. A saída desses militares além de afetar diretamente na qualidade do serviço que é prestado, também pode significar o fechamento de vários quartéis na região”, declarou o vereador.

Ao todo foram 6 militares da região, 5% do efetivo de militares que estão atendendo no Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê. A notícia é de que no mínimo 4 desses profissionais não devem voltar para a região. “Não vamos aceitar isso passivamente, a comunidade tem trabalho muito forte para fortalecer o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê. A Câmara de Vereadores de Xanxerê, tem dado o exemplo com a destinação de parte de seu orçamento para aparelhar o Corpo de Bombeiros, por isso não podemos acreditar que, depois de toda essa parceria uma decisão, dessa natureza, venha enfraquecer a nossa corporação aqui em Xanxerê”, declarou o presidente do legislativo xanxerense.

Tendo a maior área territorial e o maior número de municípios para atender em Santa Catarina, o Batalhão do Corpo de Bombeiros de Xanxerê precisa de estrutura para garantir maior agilidade e qualidade no atendimento as ocorrências da região. O recém criado, Batalhão de Xanxerê, tem 27 municípios em sua jurisdição e conta com equipamentos exclusivos no grande oeste catarinense, bem como uma moderna frota de viaturas a qual, grande parte, foi adquirida por meio de recursos destinados pelo legislativo xanxerense.

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais