Saúde

Lance Notícias | 09/06/2021 18:12

09/06/2021 18:12

79929 visualizações

Still: empresário de Xanxerê conta sobre como é ter doença rara e de difícil diagnóstico

Manchas na pele, febre e dores diárias, esses foram os primeiros sintomas do empresário Matielo Sergel, que desde criança sofria com a doença rara, mas sem saber. – Quando eu era criança, eu sentia dores na canela com frequência, minha mãe sempre me dava um remédio, com o passar do tempo e com a constância […]

Still: empresário de Xanxerê conta sobre como é ter doença rara e de difícil diagnóstico

Manchas na pele, febre e dores diárias, esses foram os primeiros sintomas do empresário Matielo Sergel, que desde criança sofria com a doença rara, mas sem saber.

– Quando eu era criança, eu sentia dores na canela com frequência, minha mãe sempre me dava um remédio, com o passar do tempo e com a constância das dores, resolvemos fazer um exame. Na época fizemos raio x e não deu nada – conta.

Matielo foi convivendo com as dores, até que no ano de 2010, em um final de semana, ele sentiu muita dor pelo corpo todo e acabou sendo internado, além das dores tinham sintomas de febre, dor de garganta, e tosse. Com isso, foram feitos outros exames, como aids, tuberculose, brucelose, e vários outros para que se tentasse descobrir o que ele tinha.

Mas uma vez, após trinta dias de internação Matielo voltou para casa sem o diagnóstico.

Cinco anos depois, a mesma crise de dores, fez com que ele fosse internado novamente, e mais uma vez foram feitos vários exames. Matielo ficou em observação por dias, então, os médicos notaram uma alteração nos batimentos cardíacos.

Com isso, foi feito um ecocardiograma que detectou que havia um líquido entre a membrana do coração e o coração. Foi feito uma cirurgia de emergência e muito delicada, que foi retirado esse líquido para análise, onde foi descoberto a doença rara doença Still.

A doença de Still, atinge uma a cada cem mil pessoas e caracteriza-se por um tipo de artrite inflamatória com manifestação de sintomas como dor e destruição das articulações, febre, erupção cutânea, dor muscular e perda de peso.

Não se sabe ao certo o que causa a doença de Still, mas alguns estudos demonstram que pode ocorrer devido a uma infecção viral ou bacteriana, devido a alterações no sistema imunológico.

Matielo faz acompanhamento a cada seis meses com o médico, e toma remédio semanalmente para controlar os sintomas. Apesar de ter uma vida normal, a doença restringe algumas coisas, como bebida alcoólica e corrida.

Ainda não foi encontrado a cura para a doença de Still.

Deixe seu comentário