Superlotação: pacientes atendidos no Bairro dos Esportes poderão ser remanejados

21 de junho de 2019 13:06 | Visualizações: 239
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Superlotação: pacientes atendidos no Bairro dos Esportes poderão ser remanejados (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

O Bairro dos Esportes conta com um dos postos que mais atende pessoas em Xanxerê, pois além das pessoas da sua comunidade, também recebe os moradores do Bairro São Jorge e esta é uma área que cresceu muito nos últimos anos, e, automaticamente, aumentou a população.

No entanto, a capacidade do posto é limitada a cerca de 3,5 mil pessoas e por conta disso, uma medida precisa ser tomada urgentemente.

Segundo a secretária de Saúde, Irene Goralski, uma das soluções seria ampliar o posto, mas no terreno onde ele está hoje não há espaço, bem como, falta recurso para isso. Por conta disso, a ação que deve ser executada é a transferência de uma parte destes pacientes para outros postos próximos.

– As agentes já me passaram os cadastros, naquela região há uma população de mais de cinco mil pessoas atendidas no posto do Bairro dos Esportes. Sendo que a capacidade é de cerca de três mil e quinhentas. Então, nós iremos remanejar essa população. Hoje, eu não tenho como colocar um médico dentro da unidade, não há espaço, não tem como colocar outra equipe. Construção de um novo posto, por enquanto não tem condições, então nos sobra essa alternativa – comenta Irene.

Essa ainda não é uma ação definida, mas possivelmente o remanejamento acontecerá para os postos dos bairros Tonial, Castelo Branco, Hélio Ortiz e Bortolon.

– Estamos estudando ainda e deveremos explorar estes postos mais próximos. É uma medida necessária para desafogar o Posto do Bairro dos Esportes e eu bato muito na tecla de que as pessoas precisam entender que elas precisam de um bom atendimento, e isso não necessariamente vai acontecer perto da sua casa – finaliza.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais