Técnicos participam de curso voltado à humanização do atendimento aos usuários da atenção básica

O curso, realizado no auditório da AMAI, segue até setembro.

8 de julho de 2019 12:53 | Visualizações: 59
Evento Compartilhar no Whatsapp
Técnicos participam de curso voltado à humanização do atendimento aos usuários da atenção básica Foto: divulgação/Amai

A coordenadora regional da atenção básica e articuladora do Centro de Integração de Educação e Saúde (CIES), Cirlene A. Dall Igna é a coordenadora do curso de Acolhimento ao Usuário na Atenção Básica, que reúne profissionais de nível médio/técnicos em enfermagem e administrativos de 21 cidades da região Amai e da Associação dos Municípios do Noroeste de Santa Catarina (Amnoroeste).

Segundo Cirlene, a capacitação conta com o embasamento teórico da cartilha de Politica Nacional de Humanização do Ministério da Saúde. São abordados ainda conteúdos sobre noções de acolhimento, conceito do SUS, as diferentes realidades na atenção básica.

– Seguimos também o referencial teórico do caderno 28 da Atenção Básica que fala sobre o acolhimento á demanda espontânea que está sendo a nossa realidade com o novo programa que o estado está implantando nos municípios, o “Qualifica/APS” – explica Cirlene.

O curso tem duração de 60 horas. São três turmas que participam por duas vezes ao mês dos encontros, finalizando o conteúdo em 27 de setembro.

Segundo a tutorado curso e enfermeira, Gabriele Curtti, o objetivo é formar profissionais ainda mais capacitados para prestar um atendimento humanizado ao usuário, desde seu acolhimento com uma escuta qualificada, para a melhor resolubilidade dos seus problemas e demandas.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais