Tecnologia da PM acaba com as multas de papel em Xanxerê

A iniciativa visa uma economia e também a agilidade na aplicação de multas e infrações

20 de junho de 2018 11:33 | Comunidade , Polícia , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Tecnologia da PM acaba com as multas de papel em Xanxerê (Foto: Divulgação/PM)

Desde a última segunda-feira (18) a Polícia Militar de Santa Catarina não aplica mais multas de trânsito utilizando blocos de papel. O comando da PMSC proibiu a lavratura de Autos de Infração de Trânsito em papel por Policiais Militares em serviço operacional.

Até a próxima semana, todos os blocos de autos de infração de trânsito em papel serão recolhidos e desvinculados de seus responsáveis no sistema DetranNet. Os policiais farão o uso integral do aplicativo PMSC Mobile e, consequentemente, do Talão Eletrônico de Auto de Infração de Trânsito pelas Guarnições de serviço em tablets e smartphones.

Conforme o subcomandante da Polícia Militar de Xanxerê, o 2º Tenente Rafael Forchesatto, não haverá uma mudança significativa para a população com a extinção do bloco de papel.

“Na prática, para a população não terá nenhuma alteração significativa. A diferença é que o procedimento vai ficar mais rápido tanto para o policial quanto para a pessoa também para ser liberada da situação”, comenta.

Forchesatto comenta ainda que se o condutor precisar de um comprovante em papel, ele será emitido.

“O condutor que é notificado e tem a necessidade de ter o comprovante na hora que ele é abordado ele recebe, mas ai o condutor que não é abordado ou que não tem a necessidade de ter esse comprovante vai continuar recebendo a notificação conforme o Detran encaminha, ai o Detran que determina essa questão de mandar a notificação”.

Os motoristas vão receber a infração por correspondência para o endereço cadastrado. No caso de estar presente, no ato da infração, o sistema gera um boleto com os dados da infração, mas mesmo assim, receberá em casa a correspondência através do Detran/SC.

Totalmente reformulada, a nova intranet da PMSC será o espaço de trabalho do policial, com acesso a todos os sistemas da corporação, avisos, repositório de documentos, convites, além do novo ambiente para a produção de comunicações internas, ofícios e requerimentos, com formato padronizado e controle de numeração estadual.

Essa iniciativa, além de agilizar os processos de aplicação de multas e notificações também irá gerar uma economia para a PMSC e uma desburocratização do processo.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais