Temperaturas mais quentes fazem com que aumente o número de animais silvestres na área urbana

4 de agosto de 2016 15:36
Bombeiros , Comunidade , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Temperaturas mais quentes fazem com que aumente o número de animais silvestres na área urbana Temperaturas mais quentes fazem com que aumente o número de animais silvestres na área urbana. (Foto:Corpo de Bombeiros)

É considerado todo tipo de animal silvestre aqueles que vivem ou nascem em um ecossistema natural. Em certas épocas do ano é comum que muitos deles se retirem de onde vivem, em busca de alimento. Nas últimas semanas o LANCENOTICIAS.com.br, divulgou alguns dos animais salvos pelo Corpo de Bombeiros de Xanxerê, como um macaco, uma jaguatirica e um gambá.

Segundo o bombeiro e biólogo, Rildo de Vargas Gonçalves, a justificativa se encontra também nos centros urbanos, pois a cada dia mais, residências estão invadindo locais, onde é considerado o habitat destes animais, “começa que nós estamos invadindo uma área que é deles, eles não estão vindo para os centros urbanos, é o centro urbano que está chegando até eles”.

Procedência com os animais capturados

O biólogo ainda explica que todos os animais que são capturados em residências, ou em locais públicos, são devolvidos para áreas de mata fechada, “nós capturamos animais silvestres e devolvemos para área de mata fechada, se eles estão machucados temos um veterinário que faz os cuidados necessários”.

Rildo ainda comenta que a captura destes animais varia de acordo com as épocas do ano e que normalmente ocorrem nos dias quentes, pois os mesmos saem em procura de alimento, “depende da espécie do animal, alguns tem atividade no inverno, uns no verão e outros o ano todo, um exemplo são os répteis quando tem sol a tendência é saírem para fazer sua alimentação e como agora encerrou o inverno mais intenso, onde os animais tendem a se abrigar, eles tendem a sair para se alimentar”.

Alerta

“Gostaríamos de frisar para que as pessoas não tentem capturar, se caso avistar algum animal silvestre, chame o Corpo de Bombeiros para que possamos tomar as providências cabíveis”, finaliza Rildo.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais