Variedades

Lance Notícias | 29/11/2021 14:35

29/11/2021 14:35

77698 visualizações

Transição Capilar: jovem de Xanxerê conta sobre processo e libertação dos cachos

A transição capilar vem acompanhado por mudanças, autoconhecimento e aceitação. E as mulheres de hoje em dia passaram a se aceitar mais deixando o liso com químicas para trás, permitindo que os cabelos crespos, ondulados e cacheados voltem a ter a textura original. A sociedade colocou na cabeça das muitas mulheres que o cabelo liso […]

Transição Capilar: jovem de Xanxerê conta sobre processo e libertação dos cachos

A transição capilar vem acompanhado por mudanças, autoconhecimento e aceitação. E as mulheres de hoje em dia passaram a se aceitar mais deixando o liso com químicas para trás, permitindo que os cabelos crespos, ondulados e cacheados voltem a ter a textura original. A sociedade colocou na cabeça das muitas mulheres que o cabelo liso era bonito e o crespo, feio. Muitas pessoas aderiram a progressiva, além de maltratar os fios, maltrataram suas histórias. Esse momento da transição capilar é difícil, pois exige paciência e aceitação, mas, oferece aprendizados sobre nossa relação a nós mesmas.

A Bianca Brunetto, de Xanxerê, começou a fazer procedimentos químicos desde os seus 14 anos de idade! Mas resolveu depois de um tempo fazer a transição capilar e resgatar seus cachos.

— Tive um incentivo muito grande de uma tia minha, Tia Edy, que me falou sobre o processo de transição, me explicou como funcionava, me marcava em vídeos de meninas que estavam passando pelo processo. Porém, até então, não tinha coragem para assumir meus cachos, somente resolvi passar pela transição, quando a minha filha de 07 anos, que também tem cabelos cacheados, passou a me questionar de porque o meu cabelo era liso e o dela cacheado. Então, ela começou a entender de que eu alisava meus cabelos, ela chegou para mim e falou que queria alisar também. Foi então que comecei entender de que eu precisava realmente resgatar a minha identidade, assumir os meus cachos, me amar como eu era, para que assim eu pudesse demonstrar para ela que o meu cabelo e o dela eram lindos, que devemos nos aceitar como somos, e que ela pudesse ter em minha sua maior referência de força e determinação – explica Bianca.

O processo de transição capilar começa no último dia de aplicação de química até o dia do de cortes de todas as pontas alisada. Bianca conta que foi muito difícil que existiram momentos em que ela pensou em desistir, pois o cabelo fica com muitas texturas, sem contar que esse é um processo demorado. É necessário ter muita paciência, inicialmente ela segurava o cabelo sempre preso, ia cortando as pontas, hidratando. Buscou ler e se informar sobre o assunto, pra muitas mulheres isso é um período de aceitação e empoderamento.

Agora, no mês de novembro desse ano, fazem dois anos que ela iniciou o processo de transição, hoje em dia seu cabelo está totalmente livre de qualquer química. Com três meses a raiz do seu cabelo já estava cacheada, e foi com um ano e quatro meses que ela estava praticamente no fim da sua transição, agora com dois anos está com o cabelo todo cacheado e natural.

Deixe seu comentário