Transtorno de Personalidade está ligado a situações emocionais e ambientais, explica psicóloga

8 de janeiro de 2019 10:58
Comunidade , Saúde , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Transtorno de Personalidade está ligado a situações emocionais e ambientais, explica psicóloga Foto: Ilustração

O Transtorno de Personalidade ou Borderline é uma condição mental grave e complexa, cujos sintomas instáveis podem invadir o indivíduo de modo súbito, caótico, avassalador e desenfreado. Segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais 5ª Ed. 2013, o Transtorno de Personalidade Borderline envolve um padrão de instabilidade das relações interpessoais, da autoimagem, afetos e de impulsividade acentuada que surge no começo da vida adulta, presente em vários contextos.

De acordo com a psicóloga Rosilei Lemes Vera, o Transtorno de Personalidade Boderline apresenta predomínio nas mulheres e os primeiros sintomas aparecem entre adolescência e início da vida adulta.

– O Borderline pode ocorrer devido a predisposição genética (derivado dos pais) ou de situações emocionais e ambientais. Também pode ter referência por fatores de negligência, abusos físicos, sexuais e psicológicos – frisa Roseli.

Os sintomas da doença são: imprudência financeira; imprudência na direção de automóveis; compulsão alimentar comportamentos destrutivos (como automutilação e ameaça de suicídio – podendo concretizar); irritabilidade; alterações de humor; temor de abandono (que pode ser real ou imaginário).

– As principais atitudes de pessoas com esse transtorno são: sentimento de vazio, raiva intensa inapropriada, dificuldade de controlar brigas frequentes ou até chegar a agredir outras pessoas – observa.

Antes do diagnóstico é preciso realizar exames para descartar algumas doenças como a tireoide e uso abusivo de drogas ilícitas.

– No tratamento dependendo do grau em que se encontra a pessoa, se faz necessário a intervenção medicamentosa com Psicoterapia. Em casos mais leves, a Psicoterapia por si só resolve. A pessoa vai precisar mudar hábitos e atitudes, aprender se conhecer e se controlar. É um processo de médio a longo prazo, mas com bons resultados se o paciente permitir ser trabalhado – finaliza.

 

A psicóloga Rosilei Lemes Vera atende em Xanxerê, maiores informações entre em contato pelo número (49) 99814-5167.


Por: Direto da Redação

Deixe seu comentário

Saiba Mais