Três das cinco suspeitas de dengue de Xanxerê tem os resultados divulgados

30 de dezembro de 2016 09:53
Comunidade , Dengue , Saúde , Verão , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Três das cinco suspeitas de dengue de Xanxerê tem os resultados divulgados Suspeitas aguardam o resultado (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

Com o calor intenso, os números de focos da dengue tendem aumentar. Justo porque, pancadas de chuva no fim do dia são corriqueiras nesta época do ano, formando o ambiente propicio para a reprodução do aedes aegypti: calor e água parada. Em Xanxerê, cerca de 705 focos da dengue foram encontrados e cinco casos foram para análise.

O resultado do exame saiu nesta semana, onde três dos casos não foram confirmados e dois, foi feita uma nova coleta, “três dos cinco casos não se confirmou. Agora os outros dois, nós realizamos outra coleta para mandar para análise, o resultado deve sair na próxima semana”, destaca a coordenadora do programa de Combate à Dengue, Janete Rodrigues.

A dengue é uma doença infecciosa febril causada por um arbovírus, sendo um dos principais problemas de saúde pública no mundo. Ela transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti infectado.

Os sintomas da dengue são: febre, cefaleia, mialgias, artralgias, dor retro-orbital, podendo manifestar manchas vermelhas na pele. Algumas pessoas podem evoluir para formas graves da doença, apresentando manifestações hemorrágicas. Pessoas que estiveram nos últimos 14 dias numa cidade com presença do Aedes aegypti ou com transmissão da dengue e apresentar os sintomas citados, devem procurar uma unidade de saúde para avaliação.


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais