TV Lance: conheça a história de Agadir Lovatel, um dos primeiros advogados de Xanxerê

10 de junho de 2019 17:10 | Visualizações: 756
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp

 

 

 

 

Agadir Almeida Lovatel é natural de Campos Novos e tem 74 anos de idade. Casado, é pai de três filhos. Todos seguiram os caminhos profissionais do pai, e cursaram Direito.

Graduou-se em Direito (Ciências Jurídicas e Sociais) em 1975 pela Universidade de Passo Fundo e formou-se no mesmo ano em Ciências Físicas e Biológicas pela Faculdade de Educação de Passo Fundo. Em 1990, concluiu pós-graduação em Direito Processual em nível de especialização, pela Universidade de Santa Catarina.

Como professor, lecionou para turmas de ginásio antes de fazer parte do corpo docente da Unoesc e da Unochapecó, nas cadeiras de Direito Civil, Prática Forense e Organização Judiciária; Instituições de Direito Público e Privado, Direito Comercial e Noções Gerais de Direito. E ainda na Celer Faculdades de Xaxim, nos cursos de Ciências Contábeis, Administração de Empresas e Tecnólogo.

Foi o primeiro advogado da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), onde incentivou a criação dos Estatutos do Funcionário Público e Professores, do Plano de Cargos e Salários e do Código Tributário Municipal para dos municípios da região.

Foi advogado do município de Xanxerê em duas administrações públicas. Eleito vereador na cidade de Capinzal por duas vezes: em 1966 e 1969; tendo presidido a Câmara de Vereadores do município no período de 1970/1972. Mais tarde, em 2010, obteve o título de Cidadão de Xanxerê, aprovado por unanimidade pelo legislativo municipal.

Com informações da OAB/SC

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais