TV Lance: Xanxerê registra recorde de casos de Aids e sífilis em 2018

6 de dezembro de 2018 16:53 | Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
TV Lance: Xanxerê registra recorde de casos de Aids e sífilis em 2018 Foto: divulgação

O número de pessoas que foram diagnosticadas com Aids em Xanxerê, de janeiro ao dia 23 de novembro, é de 57. Estes são os casos novos, pois no total, em acompanhamento, existem cerca de 350 pessoas.

– Esses dados são de todos os municípios da região, que são acompanhados em Xanxerê. Mas, são números muito altos. Nós fazemos um apelo para que as pessoas usem preservativo pois é a única forma de evitar o contágio – comenta Carol Cenci, enfermeira do Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

O médico infectologista Hugo Noal destaca que os números são recordes na região.

– Os casos são preocupantes, neste ano estamos fechando com recorde de casos. São doenças graves, de fácil discriminação e as pessoas estão vulneráveis. A gente tem duas faixas etárias, dos 20 aos 28 anos e os idosos acima dos 60 anos. Já no caso das sífilis há muitos casos de crianças com sífilis congênita. Falta as pessoas se conscientizarem, pois a doença não respeita cor ou poder aquisitivo, as pessoas precisam pensar no seu bem maior que é a saúde – destaca.

A Secretaria de Saúde acompanha a situação e orienta os pacientes.

– Nós estamos bem preocupados, pois é necessário uma prevenção, mas também tem o pós. Se a pessoa tem a aids ela precisa aprender a viver com isso e pode até levar uma vida normal. Já no caso da Sífilis o risco também é enorme e exige muita atenção por parte dos pacientes – enfatiza Irene Goralski, secretária de Saúde.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais