Um Dia de Cão acontece neste sábado (1º), em Xanxerê

1 de dezembro de 2018 15:27 | Animais , Bombeiros , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Um Dia de Cão acontece neste sábado (1º), em Xanxerê

O Corpo de Bombeiros de Xanxerê, em parceria com o Grupo Bem-Estar Animal e também Curso de Medicina Veterinária da Unoesc, realiza neste sábado (1º), o evento Um Dia de Cão. O evento é nacional para a certificação de cães de busca e resgate, e acontece das 13h ás  20h, no Estádio Municipal Josué Anonni.

O Tenente do Corpo de Bombeiros de Xanxerê, Alan Delei explica que o evento é realizado uma vez ao ano em Xanxerê, com o intuito de certificar cães que estão aptos para ajudar nas tarefas do batalhão.

– Na sexta-feira (30) e no sábado (1º) foram realizadas as provas de busca em áreas rurais, onde entre 15 a 30 minutos, dependendo da modalidade, os animais devem localizar as vítimas. Na parte da tarde temos a prova de obediência e destreza, com um árbitro da Alemanha – explica Alan.

Para o cachorro receber o certificado ele deve passar em todas as provas, cada etapa vale pontos, no final das provas o animal deve atingir um número mínimo de pontos para ser aprovado.

– Neste evento temos dois cachorros de Xanxerê participando, os demais são de diversos locais como São Paulo, Paraíba, Rio Grande do Sul e até um do Chile – pontua.

12 cachorros participaram do evento para receber a certificação.

– A importância de realizar esta certificação esta no preparo e obediência que estes animais precisam ter para auxiliar no dia a dia dos Bombeiros – salienta.

 

Como são selecionados os cachorros que vão ajudar os bombeiros?

Em Santa Catarina, durante a formação de um Bombeiro, ele passa por uma avaliação, para constatar se está apto a adestrar um cachorro, e se for positivo ele recebe um filhote, e treina ele desde pequeno.

Um diferencial é que em Santa Catarina o cachorro fica na casa do Bombeiro, faz parte da família. Nos outros estados o cachorro permanece no quartel, em um canil, e o contato com o Bombeiro é somente durante as ocorrências.

A vantagem do animal nascer e morar com o Bombeiro está no elo de ligação muito maior entre ambos.

 


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais