União Nacional LGBT será lançada em Xanxerê no sábado (13)

9 de agosto de 2016 11:09
Comunidade , Cultura , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
União Nacional LGBT será lançada em Xanxerê no sábado (13) (Foto: Divulgação/Una Chapecó)

 

No próximo sábado, dia 13 de agosto, acontece o Lançamento da União Nacional de Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais (Una LGBT) de Xanxerê. O evento acontecerá na Câmara de Vereadores de Xanxerê, a partir das 19 horas.

Mario Harres, membro do Una LGBT e organizador do evento de Xanxerê, destaca que o propósito do grupo é a luta pela inclusão política, “diferente de qualquer outra entidade LGBT a Una carrega em si a luta de classes marxistas como princípio norteador. O que significa isso? Existia no Brasil entidades de luta que eram só de gays ou só lésbicas, geralmente estas entidades não se envolviam efetivamente na luta política, não se envolviam na emancipação política da comunidade LGBT. Por exemplo, não existe uma lei efetiva para a união estável de casais homoafetivos, existe uma medida judicial, nada do que conseguimos foi do ponto de vista de uma lei. O objetivo da Una é avançar no sentido de mais políticas LGBT e avançar no sentido que os próprios LGBTs sejam emancipados, ou seja, comecem a ocupar espaços políticos como a Câmara de Vereadores, a prefeitura, a Assembleia Legislativa do Estado, o Congresso Nacional. Hoje nós temos apenas um deputado da classe LGBT”, explica.

Mario destaca ainda que no evento será eleita a diretoria da Una LGBT Xanxerê: “Teremos uma mesa com autoridades políticas municipais e representantes da Una Estadual. Vamos montar essa mesa de autoridades para que eles caminhem junto com a gente, conversaremos e depois iremos criar uma diretoria. O objetivo da Una é ser grande, ocupar todos os espaços”, salienta.

Por hora os projetos do grupo é desenvolver um curso de formação sobre saúde LGBT e a intenção é de o Una Xanxerê desfile com as outras entidades do município no dia Sete de Setembro, “antes de ser LGBT, todos são gente”, finaliza.

A União Nacional LGBT fundada na cidade de São Paulo no dia 16 de outubro de 2015, como instrumento de luta de emancipação política e humana é uma entidade que luta em defesa da comunidade LGBT e no combate sistemático da LGBTfobia.

13892206_1735090090084525_1186619125153946189_n

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais