Unidade de Saúde pode ser construída para atender a demanda do Bairro São Jorge

10 de outubro de 2018 10:24 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Unidade de Saúde pode ser construída para atender a demanda do Bairro São Jorge Unidade de Saúde do Bairro dos Esportes (Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias)

No início da semana, o assunto saúde foi novamente discutido na plenária da Câmara de Vereadores de Xanxerê. Desta vez, o pedido foi para que a Secretaria de Saúde disponibilizasse mais um médico, mais funcionários e realizasse obras de melhorias e ampliação na Unidade de Saúde do Bairro dos Esportes, que atende pacientes deste bairro e do São Jorge e Vila União.

Quanto ao problema da falta de médicos, no início deste ano o município realizou um concurso, visando contratar novos profissionais. Conforme secretária de Saúde, Irene Goralski, inicialmente, os médicos aprovados ficaram na reserva e estão sendo chamados agora, para atender a demanda do município.

Ademais, Irene destaca que a situação da Unidade de Saúde do Bairro dos Esportes, em específico, precisa ser analisada, por conta da falta de espaço para colocar mais um médico que realize atendimentos e também por conta da estrutura.

“A unidade do Bairro dos Esportes precisa ser bem pensada. Hoje ela precisaria de uma reforma, mas não vai resolver o problema e, no momento, uma ampliação não conseguimos fazer, porque não temos espaço. O espaço que tem disponível ao lado do posto, embaixo do centro de convivência, vai ser insalubre depois, pois pode dar infiltração, mofo e isso não pode acontecer em uma Unidade de Saúde. E, colocar mais uma equipe lá dentro ou mais um médico, não conseguimos, porque o espaço é pequeno”, explica.

Segundo Irene, a Saúde já tentou colocar mais um médico na Unidade, para acelerar a agenda, mas o espaço é pequeno e não comporta todos os atendimentos com dois médicos atuando permanentemente no local.

“Essa região está crescendo bastante, é visível. Temos que sentar com a comunidade, pensar, porque fazer por fazer não vai resolver o problema. Colocar mais um médico ou mais uma equipe lá dentro, não resolve, pois não tem espaço. Até temos um médico para colocar lá, mas só posso colocar um dia que organizar a unidade, porque agora não tenho estrutura”.

De acordo com a secretária, a Saúde analisa a situação como um todo, com o crescimento da população. Além disso, se estuda a possibilidade da construção de uma nova Unidade de Saúde, para atender os moradores do Bairro São Jorge e todos os loteamentos situados no local.

“Pode ter a possibilidade de construir uma nova unidade para duas equipes. Podemos também deixar no Bairro dos Esportes como está e construir outra unidade no Bairro São Jorge, para atender aquele público, é uma outra situação. Tudo isso precisa ser muito bem pensado”, destaca.

Hoje, Xanxerê conta com 12 Unidades de Saúde e cada uma tem um médio que atua no local. Um problema enfrentado pela Saúde é na questão administrativa, pois há médicos que tiraram férias que estavam atrasadas de gestões passadas e a secretaria está organizando isso.

“Estamos enfrentando agora problemas administrativos. Estamos tentando organizar, mas ainda temos médicos de férias, que são férias vencidas de outras gestões. Quando conseguirmos organizar isso, vamos conseguir ter um médico em cada unidade e um médico disponível para atender as maiores demandas nas unidades. A unidade do Bairro dos Esportes é uma que foi pensada para ter dois médicos, pelo menos uma vez por semana”.

Segundo Irene, assim que as situações administrativas forem resolvidas, a intenção é ter, pelo menos uma vez por semana, dois médicos disponíveis para atender a comunidade nas unidades com maior fluxo de pacientes.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais