Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher fica em Xanxerê até o dia 21 de setembro

29 de agosto de 2018 14:51 | Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher fica em Xanxerê até o dia 21 de setembro Foto: divulgação

Estará disponível em Xanxerê, até o dia 21 de setembro, a unidade móvel do Sesc. O objetivo é realizar mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino) e teste de monoximetria (avaliação respiratória relacionada aos fatores de risco de câncer), além de diferentes ações educativas para a promoção em saúde.

O veículo está em frente a Secretaria de Saúde desde o dia 02 de julho. Trata-se de uma parceria do Sesc com o município. Todos os atendimentos foram agendados.

Sobre Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde.

Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas. O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura interna do caminhão, adaptada para portadores de necessidades especiais, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais