Unidade móvel do Sesc Saúde Mulher permanece em Xanxerê por mais uma semana

14 de setembro de 2018 15:16 | Comunidade , Saúde , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Unidade móvel do Sesc Saúde Mulher permanece em Xanxerê por mais uma semana (Foto: Divulgação)

Instalado em Xanxerê por mais de 60 dias, a próxima semana será a última em que a unidade móvel do Sesc Saúde Mulher estará em Xanxerê. O objetivo principal é realizar mamografia digital, exame citopatológico (papanicolau que previne o câncer de colo uterino) e teste de monoximetria (avaliação respiratória relacionada aos fatores de risco de câncer).

Além disso, são desenvolvidas diversas atividades educativas em promoção da saúde da mulher.

Segundo a secretária de Saúde, Irene Goralski, a pasta conseguiu fechar a agenda e, até o último dia de permanência da unidade, que é na próxima sexta-feira (21), haverá atendimentos.

Agora, conforme a secretária, já estão sendo feitos os encaminhamentos necessários para as mulheres.

“Já estamos complementando os exames em caso que percebemos que precisa para nos certificarmos se tem algum problema ou não, já estamos dando essa continuidade para as mulheres. Atendemos elas, repassamos os exames e fizemos os encaminhamentos para outros exames ou consultas, se for necessário”, explica.

 

Sobre Sesc Saúde Mulher

O Sesc Saúde Mulher é composto por uma Unidade Móvel, que realiza exames para prevenção do câncer de mama (para mulheres com idade entre 50 e 69 anos) e colo de útero (para as mulheres com idade entre 25 e 64 anos), além de ações educativas para a promoção da saúde.

Entre os temas abordados estão os direitos sexuais e reprodutivos, diversidade sexual, planejamento familiar, prevenção a violência doméstica e a mortalidade materna. Sua realização se dá a partir de parcerias locais, onde é identificada a demanda de cada comunidade, e as temáticas a serem abordadas. O atendimento é gratuito e para realizar qualquer um dos exames é necessário o agendamento prévio nas Unidades Básicas de Saúde do Município, ter a cópia da carteira de identidade, cópia do comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). A estrutura interna do caminhão, adaptada para portadores de necessidades especiais, está dividida em: consultório para realização de exames de mamografia com mamógrafo digital; sala para a realização do exame citopatológico, com mesa ginecológica; banheiro equipado para portadores de necessidades especiais; tenda externa para ações educativas, recepção e sala de espera.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais