Unoesc comemora 30 anos de implantação em Xanxerê

22 de agosto de 2016 16:00
Educação Compartilhar no Whatsapp
Unoesc comemora 30 anos de implantação em Xanxerê

 

A Unoesc Xanxerê, na próxima quarta-feira (dia 24 de agosto), em um evento que reunirá dirigentes, professores e funcionários da Instituição, autoridades civis e militares e imprensa, comemora 30 anos de implantação no município. Na oportunidade, também celebra os seus 20 anos de credenciamento, pelo Ministério da Educação, como Universidade.

A Instituição surgiu, no longínquo ano de 1986, para suprir uma importante lacuna na continuidade dos estudos de milhares de jovens da região da Associação dos Municípios do Alto Irani (Amai), pois, antes de existir a Unoesc, quem desejava cursar a graduação precisava se deslocar para muito distante do município – os centros de ensino superior mais próximos ficavam em Chapecó e Palmas, por exemplo.

Em virtude disso e aliado à necessidade de alavancar o desenvolvimento regional, em um movimento que uniu lideranças das comunidades de atuação do campus, foi instalada a Unoesc no município de Xanxerê, polo da região da Amai.

Assim, a história do desenvolvimento de Santa Catarina se confunde com o contínuo crescimento da Unoesc. Afinal, o campus de Xanxerê acredita no potencial transformador da educação, estimulando o conhecimento, a pesquisa e a extensão aos seus mais de três mil alunos.

Atualmente, a Unoesc Xanxerê oferece 21 cursos de graduação: Administração; Agronomia; Arquitetura e Urbanismo; Ciências Biológicas; Ciências Contábeis; Design; Direito; Educação Física; Enfermagem; Engenharia Bioenergética; Engenharia Civil; Engenharia Florestal; Farmácia; Informática – Licenciatura (Ead); Letras; Medicina Veterinária; Pedagogia; Psicologia; Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Tecnologia em Processos Gerenciais (Ead); e Zootecnia.

Todos os cursos possibilitam diferentes projetos nas áreas de Extensão e de Pesquisa, através de ações comunitárias e de atividades realizadas no Hospital Veterinário (um dos mais modernos do Sul do Brasil), nos núcleos de Assistência Jurídica e de Inovação e Design, no Serviço de Atendimento Psicológico e na Empresa Júnior Expressão Universitária.

Além disso, todos os professores reúnem vasta titulação acadêmica e grande experiência no mercado de trabalho, proporcionando um ambiente acadêmico em sintonia com as modernas transformações das profissões e dos profissionais que são formados na instituição.

Destacam-se ainda os laboratórios para todas as áreas de conhecimento, contando com equipamentos de alta tecnologia, o que oportuniza aos estudantes o que existe de mais recente e qualificado para cada curso.

Por outro lado, os projetos permanentes de expansão permitem o aumento constante de toda a estrutura física do campus, do amplo acervo bibliográfico e a criação de novos e modernos cursos de graduação e de pós-graduação que atendem às demandas regionais.

Enfim, na Unoesc Xanxerê, uma das mais modernas universidades do Brasil, os estudantes ampliam seus horizontes e transformam positivamente a vida das comunidades onde moram e também das empresas e instituições onde atuam.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais