Unoesc empossa coordenadores de curso

1 de julho de 2016 15:44
Comunidade , Educação , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Unoesc empossa coordenadores de curso Posse dos coordenadores de curso da Unoesc (Foto: Divulgação)

A Unoesc Xanxerê sediou, no dia de ontem (30), a solenidade de posse dos coordenadores de cursos da Instituição. O evento, que ocorreu no anfiteatro do campus e reuniu dirigentes, coordenadores de curso e de setores, professores e convidados, marcou um novo momento para a gestão na Unoesc.

Na oportunidade, foram empossados os coordenadores de curso dos cinco campi da Unoesc — Chapecó, Joaçaba, São Miguel do Oeste, Videira e Xanxerê. A solenidade iniciou às 9 horas, com recepção e café para os participantes, seguida por projeção do novo vídeo institucional. Prosseguindo, após a formação da mesa de autoridades, houve a execução do Hino Nacional Brasileiro.

O ponto alto da cerimônia foi a posse dos coordenadores. Após, serem chamados os coordenadores de cada campus, nominalmente eles foram diplomados, recebendo a portaria de nomeação das mãos de seu respectivo vice-reitor ou do reitor (caso do campus de Joaçaba).

 

 

Importância do coordenador no processo de gestão

Em seus pronunciamentos, os dirigentes destacaram a importância dos coordenadores no processo de gestão da universidade.

Na sua fala, o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti, desejou pleno sucesso nesta nova caminhada dos coordenadores, principalmente em função da nova etapa de gestão que a Unoesc inicia.

Já o pró-reitor de Graduação da Unoesc, professor Ricardo Marcelo de Menezes, enalteceu os desafios que os coordenadores terão, sendo responsáveis por gerir 959 professores, em 91 cursos de graduação da Unoesc.

“Somos a terceira maior universidade do sistema Acafe. Em 2014, com a migração para o Sistema Federal, iniciou um novo processo, em que os coordenadores têm papel fundamental nessa travessia, para demonstrar a pujança da universidade em cada um de seus cursos”, explicou.

Para os vice-reitores dos campi, o momento consolida o caráter decisório que faz parte da função dos coordenadores, “precisamos cada vez mais alinhar nossos propósitos, fortalecendo a cultura do planejamento e do pensamento estratégico. É um momento importante para a instituição, com vários desafios surgindo”, apontou o vice-reitor de Campus da Unoesc Chapecó, professor Ricardo Antônio De Marco.

“O coordenador é figura decisiva para o desenvolvimento da instituição, conjugando o binômio “necessidades da Universidade versus possibilidades”. Por isso, o esforço individual de cada um é muito importante”, considerou o vice-reitor de Campus da Unoesc São Miguel do Oeste, professor Vitor Carlos D’Agostini.

“A partir do primeiro planejamento estratégico da Unoesc, já ocorreu um grande crescimento da Instituição. Após termos uma visão mais profissional, necessidade comprovada pelo planejamento estratégico, agora precisamos criar os melhores caminhos para a universidade, considerando que a inovação e a renovação precisam ser constantes nesse novo momento”, analisou o vice-presidente da Funoesc e vice-reitor de Campus da Unoesc Videira, professor Doutor Antônio Carlos de Souza, fazendo um breve retrospecto histórico.

 

 

Um novo cenário no ensino superior

Antes de finalizar a solenidade, fizeram seus pronunciamentos o reitor da Unoesc, professor doutor Aristides Cimadon, e o presidente da Funoesc e vice-reitor de Campus da Unoesc Xanxerê, professor Genesio Téo.

Em sua fala, o professor Genesio Téo afirmou a alegria de o campus de Xanxerê sediar a solenidade e desejou que todos se sentissem em casa.

“Este ato marca o início de uma nova etapa de gestão. Somos uma grande instituição, marcada por uma gestão séria, com engajamento de todos e a liderança de nosso reitor. Precisamos, a partir desse cenário, manifestar contínua capacidade de inovação de ideias, motivados e dispostos em empreender esforços para a instituição continuar em um ritmo de crescimento sólido”, destacou.

Por fim, o professor Aristides Cimadon pontuou seu pronunciamento em três aspectos: parabéns aos coordenadores empossados, transformações no cenário universitário e a nova fase de gestão do planejamento estratégico.

“A figura de gestor mais importante que a universidade tem é a do coordenador de curso. É na sua gestão que o coordenador está muito próximo dos objetivos de formação dos profissionais que, após a sua graduação, demonstrem competitividade e tenham orgulho de dizer que se graduaram na Unoesc, uma universidade de qualidade”.

Ao tratar das transformações no cenário universitário, o reitor alertou para as mudanças que a universidade deve acompanhar.

“Enfrentamos uma grande transformação em todo o mundo, principalmente na área tecnológica. A globalização impõe a reconfiguração do estado moderno, e a consciência dos jovens é outra. Precisamos, por isso, respirar uma universidade diferente, alicerçada cada vez mais na ciência e na inovação”, ressaltou.

Sobre o planejamento estratégico, o reitor disse que, a partir de novos indicadores e metas, é possível maior segurança e controle nas atividades universitárias para responder aos anseios da sociedade, momento em que o coordenador assume um maior protagonismo na gestão de seu curso.

 

Novo planejamento estratégico

Após a solenidade de posse, o diretor executivo da Unoesc, professor Alciomar Antonio Marin, palestrou sobre “Indicadores e metas para o novo formato de gestão”.

Entre outros aspectos, o professor Alciomar Marin discorreu sobre as metas para o novo formato de gestão, com destaque para 52 indicadores, fruto de discussão em nível estratégico e baseados em dados extraídos de diversas fontes (dados históricos de 2015 e do orçamento de 2016, principalmente), considerando ainda critérios institucionais e legais.

“O planejamento é flexível e adaptado a contingências. Assim, foram definidas metas e indicadores, semestrais ou anuais, para todos os gestores da Unoesc, desde o reitor até os coordenadores de cursos”, ressaltou.

A próxima etapa do planejamento estratégico é a capacitação de todos os envolvidos, o que ocorrerá oportunamente em cada campus.

Logo após a cerimônia, todos participaram de um almoço na Cantina da Unoesc Xanxerê.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais