Urna eletrônica será utilizada em colégio de Xanxerê para eleição do Conselho Tutelar

28 de junho de 2019 18:31 | Visualizações: 123
Eleição Compartilhar no Whatsapp
Urna eletrônica será utilizada em colégio de Xanxerê para eleição do Conselho Tutelar Foto: Lance Notícias

O processo de escolha dos membros do Conselho Tutelar, que se dá por meio de votação popular, ocorrerá em data unificada em todo o território nacional, no primeiro domingo de outubro de 2019, ou seja, dia 6. Em Xanxerê, apenas uma escola haverá urna eletrônica para que ocorra a votação, a Pequeno Príncipe, no Bairro Tonial.

Esse ano, a votação será por meio de urna eletrônica. Quem irá preparar o equipamento é a 43ª Zona Eleitoral de Xanxerê, que também compreende os municípios de Faxinal dos Guedes e Bom Jesus. Nesses dois municípios, conforme informações do Cartório Eleitoral, a princípio a votação será por meio de cédula.

Mas para que possa votar na urna eletrônica é necessário que o eleitor tenha feito a biometria. O prazo para fazer o cadastramento está encerrando, por isso é necessário ficar em dia com o título eleitoral.

– Só poderão votar na eleição para o Conselho Tutelar aqueles eleitores que estiverem com os respectivos títulos regulares, tanto eleitores como os próprios candidatos. Logo, é importante fazer a biometria para não correr o risco de não conseguir votar para o Conselho Tutelar – comenta o técnico judiciário do Cartório de Xanxerê, Cleomar José Camilo Eugênio.

Ainda conforme o Cartório Eleitoral, acontecerá treinamento de mesários para o uso da urna eletrônica, porém não se sabe como será feita a convocação para a escolha desses selecionados.

 


Por: Carol Debiasi

Deixe seu comentário

Saiba Mais