Usar anticoncepcionais em cadelas pode levar seu pet à morte; castração é o mais indicado

22 de julho de 2016 11:16
Animais Compartilhar no Whatsapp
Usar anticoncepcionais em cadelas pode levar seu pet à morte; castração é o mais indicado Indicação é castrar cadelas para evitar filhotes (Foto: Ana Paula Grillo)

 

A utilização de anticoncepcionais em cadelas é extremamente prejudicial a saúde do pet e muitos tutores não sabem e, no intuito de impedir uma gestação acabam optando por este método que acaba sendo o mais barato. Mas, que pode gerar, além de doenças, a morte do animal.

Esta é uma das principais bandeiras do Grupo Bem Estar Animal de Xanxerê, a não utilização dos anticoncepcionais e sim a castração, “Muitas vezes as pessoas não sabem do mal que a vacina pode causar, percebemos isso quando contamos dos malefícios. Vemos hoje que a questão do custo interfere muito, uma vacina pode ser comprada por R$20,00 quanto uma castração varia, mas em média é R$300,00. Claro que a vacina, além de fazer mal para a cadela e poder levar a morte, não é eficaz contra a gravidez, o inverso da castração que é mais eficaz e só traz benefícios para o animal”, destaca Vagner Ribeiro, membro do Grupo.

 

O que os anticoncepcionais podem causar

A aplicação de anticoncepcional para cadelas pode ser vista como uma alternativa mais barata e menos definitiva do que a castração do cão, por exemplo, mas acontece que o agente destes anticoncepcionais para cães é um hormônio chamado progesterona e o seu uso nas cachorrinhas pode causar tumores de mama e infecções no útero.

É sabido que o aumento da administração destes medicamentos está diretamente ligado a um aumento de casos de piometra em cadelas, além de eles não serem 100% eficazes na prevenção da gravidez. Ou seja, além de trazerem riscos sérios à saúde das cadelinhas, o método contraceptivo também não é garantidamente eficaz.

O erro mais comum na aplicação do anticoncepcional em cães é aplicá-lo quando a cadela entra no cio. Existe um período específico onde a aplicação é recomendada, que é exatamente antes do cio, contudo, ainda sim, existe um risco muito grande para a saúde da cadela sendo sempre mais indicada a castração para uma melhor manutenção da saúde da cadela, o uso de calcinhas para cachorras, se o problema com o cio for a sujeira de sangue pela casa e limitar o contato com machos quando o problema é a gravidez indesejada, de acordo com o site Cachorros Gatos.

 

Então como evitar que a cadela fique prenha?

A castração é o método mais seguro e eficaz de prevenção da prenhez. Em primeiro lugar, ela pode reduzir em 98% o risco de desenvolvimento de tumores nas mamas, se for realizada antes do primeiro cio. A castração da cadela também reduz os riscos de infecção de útero e elimina a transmissão de doenças venéreas. É um método definitivo de prevenção e, quando realizado por um profissional de confiança, só tende a trazer benefícios para a cadela.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais