Usar veículos para transporte de materiais recicláveis é permitido? Entenda

20 de dezembro de 2017 09:38
Comunidade , Trânsito , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Usar veículos para transporte de materiais recicláveis é permitido? Entenda Fotos: Alessandra Bagattini/Lance Notícias

Depois que iniciou o processo de regularização dos veículos de tração animal em Xanxerê, é comum avistar carros sendo utilizados para o transporte de materiais recicláveis. Mas esse tipo de ação é permita?

O advogado xanxerense, Emerson Chittó, explica que mesmo que o veículo seja utilizado para trabalho, a ação é incorreta e não condiz com o Código de Trânsito Brasileiro.

“Essa ação é incorreta. O código presa pela segurança no trânsito e o que está sendo feito, é completamente ilegal. Tendo em vista que cada carro tem um tipo de capacidade e um tipo de carga. Com essas ações, o que está sendo feito são adaptações em veículos de passeios, para assim transportar lixo. Isso não tem legalidade nenhuma”.

O transporte dessas cargas, coloca em risco a vida dos condutores e também de pedestres. “Nós vemos os veículos de passeio com cargas de papeis além do permitido. Isso não pode. O condutor só poderia levar a quantidade de volume de carga permitida para o tipo de veículo. Essa infração está sujeita a multa e retenção do veículo até a regularização do fato”.

Após a aprovação do Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal, ficou estabelecido o prazo de dois anos, para que seja proibida, em definitivo, a circulação de veículos de tração animal no perímetro urbano do município de Xanxerê. Além disso, os recicladores que realizarem o cadastramento no Programa, recebem auxilio do poder executivo, referente aos cuidados com os animais.

 

 


Por: Alessandra Bagattini

Deixe seu comentário

Saiba Mais