Uso de anticoncepcionais não é indicado para cadelas

2 de janeiro de 2019 18:35 | Animais , Comunidade , Saúde , Segurança , Variedades , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Uso de anticoncepcionais não é indicado para cadelas Foto: ilustração

Anticoncepcionais são um método seguro e eficaz na prevenção da gravidez, porém tanto para seres humanos como para os animais, este remédio pode resultar em complicações extremas para a saúde.

Vista como uma alternativa mais barata e menos definitiva, o anticoncepcional injetado em cães é um hormônio chamado progesterona, e o seu uso pode causar tumores de mama, infecções no útero, problemas futuros de reprodução e saúde.

De acordo com o zootecnista e integrante do grupo Bem-Estar Animal, Vagner Ribeiro, Xanxerê já registrou números alarmantes de cachorros com tumor.

– No grupo Bem-Estar Animal já atendemos muitos casos de animais com tumores, resultado do uso deste anticoncepcional. A consequência é quase geral nos animais que utilizam este método a longo prazo – frisa Vagner.

A orientação para os donos que utilizam o anticoncepcional em animais, segundo Vagner, é a para que o método seja interrompido o mais breve.

– O ideal mesmo é realizar a castração do animal, que não possui nenhuma contra indicação e é um resultado definitivo, interrompendo a gravidez sem trazer riscos à saúde – finaliza.


Por: Karina Ogliari

Deixe seu comentário

Saiba Mais