Uso do ar condicionado e consumo de energia, como equilibrar

3 de janeiro de 2019 08:49
Comunidade , Verão , Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Uso do ar condicionado e consumo de energia, como equilibrar Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

As altas temperaturas registradas nos últimos dias tem feito diversas pessoas buscarem por condicionadores de ar para trazer mais conforto aos ambientes. Entretanto, muitas pessoas usam o aparelho de forma incorreta, o que pode acarretar em um consumo de energia maior do que o esperado.

De acordo com Josué Ziglioli, profissional da área, antes de escolher o aparelho, é preciso ter consciência do tamanho da área que se quer refrigerar, para que o condicionador de ar escolhido não seja grande ou pequeno demais para o local.

– O consumo de energia depende muito do ar condicionado, da sua marca, modelo, tamanho e capacidade. Por isso, antes de adquirir o aparelho, é importante saber o espaço em que ele será instalado e conferir o seu manual de instruções, para saber se ele terá capacidade para refrigerar ou aquecer o local ou se, talvez, é grande demais – comenta.

Saber previamente essas informações podem auxiliar na hora da compra, pois, caso o aparelho tenha um capacidade baixa e o ambiente seja amplo, ele trabalhará sempre em sua capacidade máxima, o que irá aumentar o consumo de energia.

Quanto a temperatura ideal, é preferível encontrar um patamar que agrade a quem usa e que não esteja na temperatura mínima do aparelho. Ele usará mais da sua capacidade de resfriamento se a temperatura de fora for muito alta e o aparelho seja ligado em uma baixa temperatura. Essa prática, consequentemente, irá aumentar o consumo de energia.

– Não muda você ligar ele na temperatura mais baixa para gelar o lugar mais rápido. Depende do tamanho dele. Se for um local que fica exposto ao Sol, por exemplo, ele precisará de mais tempo para resfriar o ambiente e ele ficará resfriado por menos tempo, gastando mais energia. Tentar fazer economia com ar condicionado depende muito da pessoa que vai usar, de como vai ser usado – conclui Josué.


Por: Alessandra Oliveira

Deixe seu comentário

Saiba Mais