Uso errado do ar condicionado pode acarretar em sérios problemas de saúde

4 de dezembro de 2018 09:29 | Variedades Compartilhar no Whatsapp
Uso errado do ar condicionado pode acarretar em sérios problemas de saúde Foto: Patrícia Silva/Lance Notícias

A estação mais quente do ano está chegando e com ela o uso exorbitante do ar condicionado. Porém, o que poucos para pensar é que há riscos para a saúde este uso exagerado.

O médico Luiz Afonso dos Santos conversou com a equipe do Lance Notícias e esclarece alguns pontos sobre o assunto.

– Climatizadores de ambiente são usados para conforto térmico, mas não são isentos de problemas de saúde. Podem acarretar problemas alérgicos e respiratórios, seja pela má manutenção ou pela presença de agentes biológicos no ar circulante – enfatiza.

Para Luiz Afonso o maior problema é o choque térmico.

– O choque térmico é o maior problema. O ideal, para quem prefere estas temperaturas extremas, é mudar a temperatura gradualmente até se expor ao meio externo onde há temperatura elevada. Choque térmico compromete equilíbrios corporais do sistema imunológico e também do sistema circulatório, levando a maiores riscos de transtornos infecciosos, alérgicos e de doenças cardiovasculares, principalmente nos extremos de faixas etárias – destaca.

Mas, é possível utilizar o ar condicionado e ainda evitar problemas.

– Permitir a troca do ar condicionado com o ar externo na configuração, especialmente em veículos. Fazer a devida limpeza e manutenção dos equipamentos também é fundamental – frisa.

O maior problema é registrado no inverno.

– No inverno o problema é maior, devido aos locais estarem sempre fechados, ou seja, você não consegue fazer uma boa ventilação natural. Favorece o acúmulo de agentes biológicos e alérgicos. Também o choque térmico é mais nocivo na troca de temperatura com o ar frio do ambiente externo – diz.


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais