Cultura

Lance Notícias | 23/09/2020 15:15

23/09/2020 15:15

60238 visualizações

Vá de bike: presidente do Grupo Elas na Magrela fala sobre o Dia Mundial sem Carro

Nesta terça-feira (22), foi celebrado o Dia Mundial Sem Carro, essa é uma campanha realizada em cidades do mundo todo, e seu principal objetivo é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel. Que tal propor às pessoas que dirigem todos os dias, que revejam a dependência que criaram em relação ao automóvel ou […]

Vá de bike: presidente do Grupo Elas na Magrela fala sobre o Dia Mundial sem Carro

Nesta terça-feira (22), foi celebrado o Dia Mundial Sem Carro, essa é uma campanha realizada em cidades do mundo todo, e seu principal objetivo é estimular uma reflexão sobre o uso excessivo do automóvel.

Que tal propor às pessoas que dirigem todos os dias, que revejam a dependência que criaram em relação ao automóvel ou motocicleta? Será mesmo que seu percurso não poderia ser feito caminhando, ou até mesmo, e porquê não, de bicicleta?

O Lance Notícias conversou com Alexandra Gesser, presidente do Grupo Elas na Magrela de Xanxerê que deixou sua opinião e incentivo sobre o assunto.

– Uma das bandeiras que levantamos desde a criação do Grupo, é o objetivo do aumento do número de bicicletas e a diminuição do fluxo de veículos, bem como a adequação do trânsito para isso, além da segurança, apoio e direcionamento para a diminuição de poluição, ou seja tudo o que vai de encontro com a Campanha do Dia Mundial sem Carro – disse ela.

Ela conta que o grupo já pediu auxílios junto à Câmara de Vereadores, e algumas conquistas foram alcançadas como a limpeza de vias, e a adequação da ciclovia, que iniciou neste ano.

– Depois da pandemia principalmente, o mundo todo está voltado para o maior uso das bicicletas, e redução do uso de veículos, até por uma questão de contaminação e esporte. Países de primeiro mundo e cidades brasileiras já começaram a transformar as vias e rotas em ciclofaixas. Tudo isso pelo incentivo generalizado ao transporte com bicicleta – comentou.

Essa é a intensão do Grupo Elas na Magrela, criar a consciência de que o caminho para a melhoria na qualidade de vida anda junto com o crescimento da cidade e a educação da população que nela habita.

– A nossa posição é conscientizar a população a utilizar mais outros meios de transporte. Mesmo Xanxerê sendo uma cidade pequena, chegar aos lugares de bicicleta é muito mais rápido do que de veículo, isso aumenta a fluidez, ou seja, otimiza o fluxo de trânsito, além de trazer grandes benefícios a saúde – disse ainda.

Em Santa Catarina existem algumas cidades modelos, como cita Alexandra, como Pomerode, Timbó, Indaial, Florianópolis, que estruturaram a forma de respeito ao ciclismo, e isso pode chegar à Xanxerê.

– Ciclovias respeitadas, horários onde ciclistas e motoristas trafegam juntos, além da questão da educação. Já realizamos alguns eventos junto com a PM, onde tentamos proporcionar o entendimento dos direitos e deveres dos ciclistas, Leis obrigatórias e o outro lado, o do motorista, que também precisa entender que os ciclistas não estão ali para atrapalhar, mas para ajudar o fluxo – comentou.

Algumas dificuldades estruturais do município precisam ser levadas em conta para que possam proporcionar melhorias, e dessa forma juntos, todos possam trabalhar a conscientização, educação, qualidade e segurança do trânsito como um todo.

Deixe seu comentário