Vacina contra HPV previne o câncer, salienta médica infectologista

11 de junho de 2019 09:05 | Visualizações: 962
Xanxerê Compartilhar no Whatsapp
Vacina contra HPV previne o câncer, salienta médica infectologista Dra. Carine Kolling é Infectologista e Clínica Geral (Foto: Alessandra Bagattini/Lance Notícias)

Recentemente, meninas entre 9 e 14 anos, e nos meninos entre 11 e 14 anos passaram ser vacinados, por orientação do Ministério da Saúde, contra o HPV. No total, duas doses devem ser aplicadas. A rede pública de saúde oferece gratuitamente as vacinas durante todo o ano.

A médica clínica geral e infectologista, Carine Kolling, destaca que esta é uma das vacinas que previne o câncer, principalmente de colo de útero e pênis.

– Já falamos outras vezes sobre vacinas e a importância delas. O Brasil tem um calendário vacinal muito bom e existe um para a criança, para o adulto e para o idoso. É importante ressaltar que as vacinas além de prevenir as doenças bacterianas e virais, elas podem prevenir inclusive o câncer. A vacina mais conhecida é a HPV, que há poucos anos foi incluída no calendário das crianças. O HPV ou papillomavirus é um vírus oncogênico, além de causar verrugas, ele pode causar câncer, tanto de colo de útero quanto pênis e a ideia é que com a vacinação o número de câncer de colo de útero se reduza muito futuramente – destaca.

Além do HPV há outras vacinas que podem prevenir o câncer.

– Outro vírus que está relacionado ao câncer é da hepatite B que pode causar câncer de fígado, mesmo antes de ter cirrose. Pessoas que tem hepatite B é necessário fazer um rastreio. Esse é mais um papel das vacinas, é importe que os pais vacinem seus filhos, existem muitos mitos relacionados ao assunto, mas o benefício supera o risco. Recentemente se teve um surto de sarampo no país e isso esteve diretamente associado a queda no número de vacinação, associada a entrada da doença no país, isso só reforça a importância de manter o calendário vacinal em dia – finaliza.

 


Por: Patricia Silva

Deixe seu comentário

Saiba Mais